A nova onda de apostas tem cor e classe social! Pessoas pretas e pardas são as mais que apostaram via site ou app no Brasil, representando um índice maior do que de pessoas brancas, 40% e 33% respectivamente, revela a pesquisa “Futuro das Apostas Esportivas Online: onde estamos e para onde vamos”, lançada hoje, 30 de agosto.

O estudo levantado pela plataforma Futuros Possíveis, em parceria com a Opinion Box e em colaboração com a Afro Esporte, entrevistou online 1.581 brasileiros, homens e mulheres acima de 16 anos de todo o Brasil e todas as classes sociais que afirmam praticar esportes atualmente. Sendo a possibilidade de ganho financeiro o principal motivo para a prática (71%), as classes C, D e E também saem na frente da A e da B, com 60% e 11% respectivamente.

Notícias Relacionadas


“Historicamente, escravizados e libertos driblavam desigualdades pelo comércio nos “cantos”. Essa herança continua: nas periferias, pessoas em esquinas apostam, do dominó a jogos, com a esperança de ganhar um trocado somada ao risco de perder tudo. Unindo esporte e mobile, as bets multiplicaram as possibilidades de “ganhos”, mesmo se o time perder. Esta pesquisa revela a cor dos apostadores, refletindo os impactos na vida de pessoas negras e classes mais baixas”, diz Mia Lopes, CEO da Afro Esporte

Apesar das pessoas negras serem as que mais fazem apostas esportivas, as mulheres (38%) e pessoas pretas e pardas (35%) são maioria entre quem desistiu de fazer apostas esportivas online.

“Nossa nova investigação chama a atenção para aspectos importantes das apostas esportivas online no Brasil, especialmente no que diz respeito a como mulheres e pessoas negras têm lidado com esta prática. É importante avançarmos no debate sobre os impactos sociais deste fenômeno, e sobretudo incluir estas pessoas nesta conversa”, aponta Andreza Maia, cofundadora e CPO da Futuros Possíveis

Impulsionadas pela Copa do Mundo e pelo aumento dos players do segmento no mercado, as apostas esportivas tiveram um boom nos últimos anos, principalmente com o surgimento de canais e a participação de personalidades do futebol em ações publicitárias. Em 2023, o Brasil chegou ao primeiro lugar do ranking de países que mais acessam essas ferramentas, apesar de o setor passar por um cenário de instabilidade, marcado pelo processo de regulamentação no Congresso Nacional. 

“Com este estudo, queremos ajudar a qualificar o debate sobre apostas esportivas online: buscamos  entender qual é a realidade de quem aposta, quem são essas pessoas e quais são os motivos que as levam a apostar. É importante conhecer  as nuances e sobretudo os riscos desta prática, como potencial endividamento, uso problemático das plataformas e envolvimento de menores de idade em apostas online”, pontua Angelica Mari, cofundadora e CEO da Futuros Possíveis

População brasileira investe até R$ 100 reais por mês em apostas

Segundo os dados da pesquisa, 80% de quem faz apostas afirmam que gastam até R$100 reais nos lances, sendo que apenas 1% das pessoas dizem apostar mais de R$1 mil por aposta.

“A indústria de apostas esportivas online tem experimentado um crescimento global significativo, entretanto, no Brasil, a pesquisa revela que o consumo ainda é relativamente baixo em comparação com outros mercados internacionais. No entanto, isso pode mudar rapidamente à medida que a legislação avança e a prática entra cada vez mais no radar das pessoas, através de canais como influenciadores”, diz Marcelo Gripa, cofundador e COO da Futuros Possíveis

Para conferir a pesquisa completa, clique aqui

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments