Pela primeira vez desde 1972, a NASA – agência espacial norte-americana, planeja o retorno da humanidade à Lua na missão Artemis 1. Além desta novidade. O voo sem tripulação vai orbitar o satélite natural. O lançamento será neste sábado, 3 de setembro. Esta será a primeira de uma série de missões destinadas a pisar na Lua até 2025 ou 2026.

Stephanie Wilson, 55, é uma das favoritas para se tornar a primeira mulher negra a pisar na Lua pela missão Artemis 3 e se juntar à lista com 12 homens brancos que também já foram à Lua. Uma veterana de três missões de ônibus espacial e se tornou a segunda mulher negra a ir ao espaço. 

Sob pressão pela diversidade de gênero e raça na NASA, as mulheres hoje representam metade dos 18 astronautas selecionados para o programa Artemis que realizarão várias missões. Metade da equipe norte-americana é formada por pessoas negras. Em 2021, apenas 75 das 600 pessoas que já foram ao espaço eram mulheres.

“É uma prova maravilhosa do progresso que as mulheres fizeram”, disse Wilson em entrevista ao site Space.com em 2020. E completa: “Claro que estou animada por ser incluída no grupo e ansiosa por quem quer que seja a primeira mulher, e as mulheres que vão seguir como parte do programa Artemis para continuar nossos estudos da Lua”.

O lançamento da missão seria na segunda-feira (29), mas os motores do foguete Space Launch System (SLS) estavam com temperaturas bem altas e a NASA descobriu apenas algumas horas antes da decolagem. Na entrevista coletiva, o gerente do programa SLS, John Honeycutt, disse que a equipe técnica do foguete ainda está revisando tudo para que o lançamento no sábado aconteça.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments