Pavê de amendoim prático e delicioso!

0
528
Imagem: Aline Chermoula

Amendoim, o fruto americano muito consumido no continente africano porém, não é africano é americano, mas por volta de 1560, a semente foi introduzida na África Ocidental, e no início do século XVII, a planta do amendoim já era comum em toda região tropical oeste do continente africano. A expansão aconteceu também com a ajuda dos escravos, que, quando conduzidos à América do Norte, levaram com eles o amendoim.

O nome científico é Arachis Hypogaea Lineu, e pertence à família das Fabáceas (Fabaceae). … Portanto do ponto de vista botânico a vagem de amendoim é um fruto, do qual se comem as sementes.

O amendoim (em tupi, “Mani”, que significa enterrado) é um alimento popular em todas as regiões do Brasil, e pode ser consumido tanto doce como salgado. A semente faz parte da cultura brasileira, e é ingrediente principal de muitas receitas tradicionais, como paçoca, pé-de-moleque, bolos e até sorvetes.

Embora sua origem não seja certa, há relatos de que o amendoim tenha surgido na América do Sul.

Alguns especialistas acreditam que a leguminosa foi descoberta no Brasil ou tenha surgido na região do Gran Chaco, localizada entre o Paraguai, norte da Argentina e Peru. Porém, há documentos de 3.800 a.C. a 2.900 a.C., que afirmam que a semente surgiu ao leste dos Andes, onde era muito utilizada pelos indígenas.

Já o Pavê é um doce brasileiro de inspiração francesa e seu nome deriva da palavra pavage (francês), que significa “pavimento”, ou seja, uma montagem de pedras e concreto que, por sua vez, lembra às camadas de creme e biscoitos ou pedaços de bolo que compõem a sobremesa. Mais especificamente, é uma espécie de torta gelada que tem como base biscoitos do tipo champanhe ou maizena inteiros ou uma massa de bolo suave embebidos em sucos, licores ou caldas e um creme entre as camadas. Há também complementos variados: frutas frescas ou em calda e chocolate são os mais comuns.

E seja pra ver, comer ou desejar, o pavê faz sucesso nos almoços em família pelo Brasil a fora. E na receita de hoje usaremos o amendoim, para homenagear este fruto da época!

Pavê de amendoim:

1 pacote de biscoito maisena

1 e meia de caixa de creme de leite

1 caixa de leite condensado

4 xícaras de amendoim torrado e moído

Meio pacote de gelatina sem sabor diluída em água

2 colheres de cacau em pó (opcional)

1 xícara de leite

Essência de baunilha

Preparo: Junte o creme de leite, leite condensado, 2 xícaras de amendoim, cacau em pó e a gelatina no liquidificador e bata bem.

Reserve.

Pegue uma travessa e faça camadas: comece molhando o biscoito no leite com gotas de essência de baunilha e colocando na travessa. Depois coloque um pouco do creme, em seguida salpique mais amendoim torrado e moído e repita o processo com o biscoito… Até acabar.

Finalize com mais amendoim e pedacinhos de biscoito triturados em cima.Deixe na geladeira por no mínimo 5 horas antes de servir.

Fica uma delícia e não é uma sobremesa enjoativa.

Comments