O movimento #OscarSoWhite, de 2016, parece ser coisa do passado. Em 2017, pela primeira vez na história, haviam pessoas negras nas principais categorias do Oscar, a mais badalada premiação do cinema do mundo. Foi o ano que Moonlight foi considerado o filme do ano pela Academia.
Chegamos em 2019, e nessa terça-feira (22) as indicações saíra. Só o histórico e simbólico Pantera Negra concorre à SETE categorias: Melhor Filme, Melhor Canção original “All The Star”, Melhor design de produção, Melhor edição de som, Melhor mixagem de som, Melhor trilha sonora e
Melhor figurino.
Notícias Relacionadas
“Cinema negro afetivo e verdadeiro”: diretor e protagonista falam sobre a potência de ‘Kasa Branca’
Última sobrevivente do último navio negreiro nos EUA lutou por reparação até o fim da vida
Fato histórico para o cinema afro-americano é a indicação de cinco diretores negros ao Oscar no mesmo ano, incluindo a lenda viva Spike Lee ( Infiltrado na Klan ) que disputa a estatueta dourada, pela primeira vez em seus 42 anos de carreira. Faça A Coisa Certa (1989), Malcolm X (1992), são suas obras mais conhecidas. Lee ainda concorre ao Oscar de melhor filme e roteiro adaptado.
Os demais são Jordan Peele (Infiltrado na Klan), Barry Jenkins ( Se a Rua Beale Pudesse Falar ) , Peter Ramsey (Homem-Aranha no Aranhaverso ) e Ramell Ross ( Hale County This Morning, This Evening ).
Mahershala Ali tem grandes chances de levar mais um Oscar para casa como ator coadjuvante por sua atuação em Green Book. Vai formar um par lindo com o que já tem na estante, por Moonlinght.
Regina King, que tem sido aclamada por sua atuação em Se Beatle Street pudesse falar, tem grandes chances voltar para casa com um Oscar na mão. Que James Baldwin mande um axé especial para ela, que interpreta uma mãe em um filme baseado na novela do autor e ativista.
https://www.youtube.com/watch?v=s_Cz7vyecv0
Mesmo com todos esses nomes, para crítica afro-americana, alguns filmes foram esnobados pela academia. Eu contava que algum ator de Pantera Negra entraria para corrida do Oscar e não estou sozinha. Vamos ver alguns dos nomes que deveriam, de acordo com os críticos negros americanos, terem sido nominados ao prêmio.
– MELHOR FILME –
O ódio que você semeia
Homem-Aranha no Aranhaverso
– MELHOR ATRIZ –
Viola Davis – Viúvas
Amandla Stenberg – O ódio que você semeia
– MELHOR ATOR –
John David Washington – Infiltrados na Klan
Stephan James – Se a rua Beatle Street pudesse falar
– ATOR COADJUVANTE –
Michael B. Jordan – Pantera Negra
-MELHOR DIRETOR –
Ryan Coogler – Pantera Negra
E para você, qual nome negro faltou na lista dos indicados?
Notícias Recentes
Nelly irá se apresentar no baile de posse do Donald Trump
Nos EUA, 'Sing Sing' se torna o primeiro filme a estrear simultaneamente nos cinemas e nas prisões