Favela não venceu”. No Rio de Janeiro, Complexo da Maré é alvo de operações policiais pelo 6º dia seguido. Segundo o governo fluminense, as equipes estão atuando nas comunidades Nova Holanda, Parque União e Sem Terra, para cumprir mandados de prisão, retomar territórios e apreender armas e drogas. Até o momento foram confirmadas 25 prisões e três mortes.

Muitos moradores estão relatando abusos policiais durante a megaoperação. Entre eles, o influenciador Raphael Vicente, que mesmo viajando a trabalho, desabafou nas redes sociais, na noite desta terça-feira (18).

Notícias Relacionadas


“Eu acordei hoje de manhã com uma mensagem da minha irmã que dizia o seguinte. ‘Bateram fortão aqui porta, entraram e revistaram tudo. Eles perguntaram quem morava aqui. Só foram embora porque eu mostrei o seu Instagram’”, conta no início do vídeo, sobre o que ocorreu na casa dele.

“Vocês sabem o que é 44 escolas fechadas durante 6 dias? Mais de 18 mil estudantes sem aulas? E olha que semana passada foi a Semana da Criança. As crianças não tiveram festa nas escolas, as crianças não tiveram o Dia do Cabelo Maluco que todo mundo teve”, relata. “Fora amigos meus que não estão indo pra faculdade. Eu tenho uma amiga que perdeu a prova e a faculdade não deixou ela fazer a prova”.

Rapha complementa com o cotidiano dos trabalhadores das favelas. “Os comércios estão fechados há seis dias. Fora o trabalhador que se arrisca saindo de casa porque sabe que se avisar pro patrão que tá tendo operação policial, o patrão não vai estar nem aí. E tem que sair de casa, arriscar sua vida para ir trabalhar”, desabafa.

Com a presença da Polícia Militar e da Força Nacional, o influenciador indaga sua insatisfação com as pessoas nos últimos dias, por comparar a atenção dada para a guerra que está acontecendo entre Israel e Palestina e pouco para a Maré. “Quantas pessoas estão comovidas com uma guerra que está acontecendo em outro país e ignoram a guerra que está acontecendo no país delas. Todos mês você vê notícias de crianças que foram mortas em favelas por operações policiais”. E completa: “Se a operação policial limpasse o tráfico mesmo, a Maré ia ser o lugar mais seguro do mundo para se viver”. 

Rapha também pontua que a violência só é uma opção para pessoas faveladas. “Semana passada, acharam 47 fuzis em uma casa na Barra [da Tijuca, área nobre do Rio de Janeiro]. Você viu a operação lá? Você viu pessoas sendo mortas por causa disso?”, questiona.  

Para finalizar, o influenciador ressalta a importância de não proferir a frase “A favela venceu”: “Minha favela tá lá perdendo durante seis dias seguidos, durante anos e anos”. E pede que artistas como Douglas Silva e Naldo Benny, crias da Maré, se posicionem para mostrar “o que realmente acontece em uma operação policial”.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments