ONGs brasileiras e internacionais criam coalizão para incluir mais negros no mercado de trabalho

0
1108

Imagem – Google Images
Texto: Divulgação

O Instituto Ethos e o Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) lançam, dia 16 de maio, a Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero, que reúne a experiência de cada entidade para promoção da equidade de raça e gênero nas empresas.

“A mudança no quadro de desigualdades raciais no trabalho exige várias medidas, entre elas que se tenha um diagnóstico dos entraves institucionais na inserção e na ascensão profissional, o que requer monitoramento de informações demográficas das empresas e organizações. Algumas boas iniciativas empresariais podem ser identificadas e é fundamental mapear, discutir, detalhar e disseminar essas ações, como cases, com vistas a compartilhar as metodologias e os principais desafios para sua implementação”, explica Maria Aparecida da Silva Bento, diretora executiva do CEERT.

O lançamento da Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero será uma reunião das principais lideranças das políticas de inserção racial, que vão relatar a implantação de boas práticas nas corporações, como: Stephanie Oueda Cruz, Diretora Associada de Diversidade e Inclusão da Coca-Cola na Europa; Judith Morrison, Assessora Principal da Divisão de Gênero e Diversidade do BID; Ana Costa, Vice-Presidente Jurídica e de Relações Governamentais e líder da Rede pela Diversidade da AVON, entre outras personalidades que estarão presentes neste lançamento.

“Está na gênese do Ethos a promoção da equidade racial e de gênero. Foi Cida Bento, dirigente do CEERT e hoje nossa Conselheira, que nos provocou para o tema nos idos de 1999. OdedGrajew, fundador e presidente emérito do Ethos, deu prioridade absoluta para internalizar o tema nas estratégias da organização. A partir daí iniciamos os estudos para a publicação da série histórica do Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 maiores empresas do Brasil e suas ações afirmativas. E agora com esta iniciativa da Coalizão, igualmente parceira do CEERT, queremos demonstrar que as empresas são atores capazes e responsáveis de combater as desigualdades sociais ao realizar a necessária inclusão de todos para alcançarmos uma sociedade plural, diversa e justa”, enfatiza Caio Magri, presidente do Instituo Ethos.

A Coalizão é uma iniciativa do Instituto Ethos, do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) e do Institute for Human Rights and Business (IHRB), com apoio do Movimento Mulheres 360, do Instituto Carrefour, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do programa Fundo Newton, oferecido pelo governo do Reino Unido e pelo Conselho Britânico.

8:00 – 8:30: Café da manhã de Boas-Vindas

8:30 – 9:00: Abertura

– Caio Magri, Instituto Ethos
– Vídeo John Morrison, IHRB
– Diana Daste, Fundo Newton
– Margareth Goldenberg, Movimento Mulheres 360
– Cida Bento, CEERT

9:00 – 10:30: Lançamento da Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero

– Paulo Pianez, Diretor de Sustentabilidade do Carrefour.
– Pedro Massa, Diretor de Valor Compartilhado da Coca-Cola Brasil.
– Ana Costa, Vice-Presidente Jurídica e de Relações Governamentais e líder da Rede pela Diversidade da AVON.
– Guilherme Cavalieri, Diretor de Desenvolvimento Humano da Serasa Experian.
– Judith Morrison, Assessora Principal da Divisão de Gênero e Diversidade do BID.

10:30 – 11:00: Diálogo sobre Equidade Racial e de Gênero com a Diretora Associada de Diversidade e Inclusão da Coca-Cola na Europa

– Stephanie Oueda Cruz, Diretora Associada de Diversidade e Inclusão da Coca-Cola na Europa

11:00 – 12:30: Mesa de Boas Práticas de Equidade Racial e de Gênero

O objetivo desta mesa é o compartilhamento de boas práticas, em curso, e que efetivamente impactam na promoção e no avanço da equidade racial e de gênero nas empresas e organizações. Moderadores: Cida Bento e Caio Magri

Lançamento do livro “Diversidade nas Empresas & Equidade Racial” – organizadores Maria Aparecida da Silva Bento e Flavio Carrança (CEERT com apoio da Fundação Ford)

Serviço:
Lançamento da Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero
Data: 16 de maio
Horário: 8h às 12h30
Local: Conselho Britânico: Rua Ferreira de Araújo, 741 – Térreo – Pinheiros – São Paulo
Inscrições gratuitas: Aqui

Comments

comments