O filho de ugandeses que conquistou Hollywood. Quem é Daniel Kaluuya?

0
O filho de ugandeses que conquistou Hollywood. Quem é Daniel Kaluuya?

Primeiro britânico negro a ganhar um Oscar, o filho dos imigrantes ugandeses Damalie Namusoke e Stephen Kaluuya, Daniel Kaluuya, nascido em 24 de fevereiro d 1989, ganhou notoriedade junto com a ascensão de uma nova geração de atores negros como Marshehala Ali, Chadwick Boseman e John Boyega. Todos esses conseguiram a façanha de estrelarem filmes que se saíram bem em crítica e público 

Kaluuya aprendeu técnicas de atuação nos teatros de  Candem, Inglaterra, escrevendo sua primeira peça aos 9 anos de idade. Com incentivo da mãe, fez aulas de improvisação e decidiu seguir atuando, mesmo sofrendo com o abandono paterno. 

O ator pareceu para o uma parcela do público na aclamada série britânica “Skins”, escrevendo dois de seus episódios. 

Daniel Kaluuya's Oscar and Skins, the show where it all started - BBC News
Daniel Kaluuya na série adolescente inglesa ‘Skins’

Em 2010, Kaluuya interpretou um pugilista na peça “Sucker Punch”, o que lhe rendeu premiações como ator estreante e em 2011 foi parceiro de Mr Bean em ‘Johnny English’. Sua passagem pela série “Black Mirror” também foi marcante, mas foi como o jovem fotógrafo Chris, que visita a família branca da namora Rose (Allison Willians) no terror racial de “Corra” que Daniel Kaluuya definitivamente ganhou as vitrines de Holywood. 

Foi o amigo do príncipe T´Challa em ‘Pantera Negra’, esteve no thriller de Steve Mcqueen, ‘As Viúvas’ com Viola Davis e brilhou em ‘Queen & Slim”, um roadie movie sobre intolerância racial e violência, onde uma infração de trânsito ganha contornos dramáticos após o assassinato de um policial pelas mãos de Slim. 

Se metendo em confusão em ‘Corra’ e em ‘Queen & Slim’

O olhar expressivo virou uma marca registrada e essa característica foi explorada com maestria em ‘Judas e o Messias Negro’. Kaluuya consegue se desfazer do sotaque inglês e mergulha na pele de Fred Hampton, então líder do Partido dos Panteras Negras. Assistir aos discursos de Hampton pela atuação de Kaluuya é como viajar para para os anos 60 e também relembrar a atuação magistral de Denzel Washington em ‘Malcolm X’, dirigido por Spike Lee. 

Daniel Kaluuya preenche tanto o filme com sua interpretação que é difícil imaginar seu personagem como coadjuvante, embora Lakeeth Stanfield, como o infiltrado que denuncia Hampton, esteja fenomenal. 

O filho de Damalie Namusoke chegou ao topo no Oscar 2021 ganhando o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante. Com apenas 32 anos já teve duas indicações à maior premiação da academia, levanto a estatueta em uma. 

A julgar pelas boas escolhas de projetos até aqui, estamos vendo o nascimento de um novo astro do cinema

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display