O Enigma Ashanti: livro de Durval Arantes une ficção, ciência e investigação em uma narrativa afrocentrada

0
O Enigma Ashanti: livro de Durval Arantes une ficção, ciência e investigação em uma narrativa afrocentrada

“O Enigma Ashanti é, sobretudo, uma obra literária propositiva”. É assim que Durval Arantes, autor da obra apresenta o seu novo livro, lançado pela editora Vermelho Marinho. A obra, de 388 páginas, apresenta um cenário ficcional onde um artefato africano é encontrado em meio aos escombros das Torres Gêmeas, no dia do ataque sofrido em 11 de setembro de 2001.

“Antes de escrevê-lo, eu fiz estudos e pesquisas detalhadas sobre Diáspora Africana, História Geral, Ciências, Bioquímica e até Astronomia, uma vez que a trama do livro dialoga com todas estas áreas do conhecimento humano, na construção do seu enredo.  Uma leitura atenta vai perceber as conexões que eu entendo interessantes entre a realidade e a ficção, um traço, aliás que já trago desde a experiência percebida porquanto do lançamento do meu primeiro trabalho, ‘O Último Negro’, em 2014″, detalha Arantes.

Notícias Relacionadas


Capa do livro O Enigma Ashanti.

O livro foi finalizado antes da pandemia do novo coronavírus, mas também aborda questões de epidemias, como a do vírus Ebola, na costa oeste africana. Para o autor, sua abordagem do tema é, de certa forma, “premonitória” no que diz respeito aos riscos e até mesmo procedimentos associados à situações pandêmicas de grandes proporções. 

“Os diálogos falam sobre antropologia, solidão da mulher preta, casais afrocentrados, empoderamento dialético e outros temas de interesse de nossa comunidade. Antes do início da construção da obra, eu pedi luz e proteção à nossa ancestralidade, para que o resultado final se revelasse digno da nossa herança cultural e do nosso legado histórico”, revela Durval.

A autodeterminação deste tipo de narrativa ficcional feita por pessoas pretas é um traço importante para Durval. “Para compor a trama, eu aprofundei as minhas leituras sobre Estudos Africanos. Ao se propor uma obra de ficção que aborda o nosso modo de ser, a narrativa tem que oferecer formatos e conteúdos que elevem a nossa autoestima e nos tornem protagonistas de nossa própria História. Nós somos a causa e o efeito de nossos próprios destinos”, defende o autor.

O livro conta com participações e textos da jornalista e editora-chefe do MUNDO NEGRO, Silvia Nascimento, do historiador Nei Lopes, da educadora Renata Felinto, do professor Carlos Machado e da leitora Fernanda Casanadelli.

Em breve, a obra será traduzida para o inglês e disponibilizada no mercado editorial internacional.

Livro: O Enigma Ashanti

388 páginas

Editora: Vermelho Marinho

Valor: R$ 80,00

Compre aqui.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display