O cinema a serviço da educação e ancestralidade afro-brasileira

0
2025

O “AfroeducAÇÃO no Cinema”, é um projeto realizado pelo “Clube do Professor”, em parceria com o espaço Espaço Itaú de Cinema. As seções tiveram início na cidade de São Paulo, em 2011, com o objetivo de ajudar os espectadores a conhecer e valorizar a cultura e a identidade negras, por meio dos filmes apresentados.

A iniciativa é direcionada, principalmente, a educadores interessados na aplicação da Lei Federal 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira na educação básica.

Nesta sessão serão exibidos de dois filmes brasileiros que discutem a ancestralidade negra no Brasil. Serão os curtas “Quando Zumbi chegar”, do coletivo 5 nOMundo e “Esse bumbo é meu”, dirigido por Ruy Reis e Paula Simões. Logo após a sessão, haverá debate com o público, com a participação dos realizadores dos filmes.

O “AfroeducAÇÃO no Cinema” acontece no dia 28 de outubro, à paris das 11h da manhã, no Espaço Itaú de Cinema – Shopping Frei Caneca – R. Frei Caneca, 569 – Consolação, São Paulo – SP. A entrada é gratuita, com distribuição de senhas à partir das 10h30 da manhã.

Para saber mais e confirmar sua presença, acesse o evento do “AfroeducAÇÃO no Cinema”, criado no Facebook, clicando AQUI.

Comments