O cabelo esticado (para parecer arrumado) pode causar alopécia em nossas crianças

0
O cabelo esticado (para parecer arrumado) pode causar alopécia em nossas crianças
Foto: RawPixel

Mesmo que com menor frequência do que nas gerações anteriores, ainda é bem comum que quem penteia crianças crespas queira finalizar o penteado esticando as raízes. O elástico aperta ou a trança estica os fios ao máximo. Essa ideia “acabamento perfeito” ainda é inspirada pelo padrão do cabelo liso, incluindo aí a obsessão com baby hair que raramente é natural para quem tem um cabelo 4C. O resultado dessa prática pode resultar em queda permanente nos fios caso vire um quadro de alopécia.

O médico Fleury Johnson falou sobre o tema em seu perfil no Linkedin. Ele acredita que o “racismo obriga as crianças negras irem para escola com o cabelo apertado” e que é preciso quebrar esse ciclo.

O médico Fleury Johnson : Foto: Reprodução Instagram

Johnson explica que “a alopecia por tração é causada pela inflamação do folículo quando o cabelo é puxado com muita força por muito tempo. Uma forma muito comum de queda de cabelo que vemos na comunidade negra”.

Ele ainda detalha que o fio crespo é naturalmente mais frágil. Por causa das curvas do cabelo, o sebo do couro cabeludo, um protetor natural, não pode percorrer o comprimento do eixo. Além disso, as próprias curvas também tornam os cabelos cacheados propensos a se quebrar no ato de pentear”.

Treating Traction Alopecia in Kids - MDhairmixtress.com

A perda de cabelo ocorre em fases, mas em alguns casos pode ser revertida. É preciso ter atenção quando a criança reclama de dor, coça o couro cabeludo ou revela qualquer tipo de desconforto.

Caso suspeite que a criança esteja sofrendo com o problema, procure um dermatologista.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display