#NovembroNegro | Museu do Futebol faz programação especial para o dia da Consciência Negra

0
722

Jogos, brincadeiras e visitas temáticas serão voltadas à questão racional no Brasil. Também tem debate sobre a inclusão racial no mercado de trabalho. 

Como esporte mais popular do País, o futebol reflete as questões raciais como poucos elementos da cultura brasileira. Do surgimento como esporte das elites brancas à aceitação de jogadores negros nos clubes; a representação do esporte e da mestiçagem na arte e na literatura brasileiras; os casos de racismo que ainda hoje assolam os estádios ao redor do mundo – toda esta história está contada no Museu do Futebol, um passeio imperdível para curtir o Dia da Consciência Negra (20/11) com informação e diversão.

Localizado sob as arquibancadas do histórico estádio do Pacaembu, em São Paulo, o Museu do Futebol é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. Para o dia 20/11, uma programação intensa, voltada para toda a família, vai explorar o acervo do Museu com brincadeiras, jogos e conteúdo educativo voltado à questão racial no Brasil. Às 11h, em parceria com o festival Mesa Afro Brasil, haverá um debate no auditório sobre a inclusão racial no mercado de trabalho. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online: https://bit.ly/2Q7IWtz.

A programação é parte da Virada da Consciência, promovida pela Faculdade Zumbi dos Palmares. Confira:

20/11 Quarta-feira

OFICINA BONECAS ABAYOMI – Entre 10h e 11h30

As Bonecas Abayomi eram feitas como amuletos a partir de retalhos das roupas de mulheres escravas para acalentar seus filhos durante o trajeto de navio entre a África e o Brasil. A palavra Abayomi quer dizer feliz encontro. Nesta oficina, os participantes aprenderão como produzir uma.

Sala Números e Curiosidades

VISITA EDUCATIVA AO MUSEU – 10h30 e 14h
Visita temática com educadores do Museu do Futebol em que o público será estimulado a discutir e refletir sobre as personalidades negras presentes no acervo e sobre preconceito dentro e fora dos gramados.

Vagas limitadas a 20 pessoas em cada grupo.

Ponto de encontro: Sala Grande Área

BATE-PAPO “CAMINHOS PARA A DIVERSIDADE E INCLUSÃO RACIAL NO MERCADO DE TRABALHO” – 11h
Em parceria com o festival Mesa Afro Brasil, Museu do Futebol promove um bate-papo sobre diversidade e inclusão racial no mundo do trabalho, com a participação de profissionais atuantes e engajados no assunto, como Lina Nakata, do projeto GreatPlacetoWork, e representantes do Coletivo Coach e do Sebrae. Seus representantes vão apresentar informações, dados e pesquisas das suas respectivas áreas de atuação para elucidar questões sócio-raciais e dialogar com o público presente. A mediação será feita por Cynara Batista, curadora do Mesa Afro Brasil.
O evento ainda conta com a participação especial do Coral da Faculdade Zumbi dos Palmares fazendo a abertura e encerramento com a trilha sonora do Troféu Raça Negra.

Comments

Comentários