‘Norbit-Uma Comédia de Peso’ traz o pior de Eddie Murphy em piadas gordofóbicas dignas da quinta-série

0
2020

Entre 2006 e 2007, Eddie Murphy voltou de um período de ostracismo na indústria cinematográfica. Após alguns fracassos como ‘Pluto Nash’ (2002) e ‘O Grande Dave’ (2008), o ator teve um retorno triunfal em um papel dramático no bom ‘Dreamgirls’. Inclusive lhe valendo uma indicação ao Oscar. No entanto, o que pode ter decidido a sua não vitória da estatueta foi um filme mais ao gosto do astro. O besteirol ‘Norbit – Uma Comédia de Peso’.

Rede Globo > filmes - Descubra curiosidades sobre o filme 'Norbit',  estrelado por Eddie Murphy
Wong, Rasputia e Norbit (Imagem: Reprodução)

Norbit é um garoto abandonado em um orfanato e é “obrigado” a casar com a mandona Rasputia e ser funcionário de seus irmãos. Agora, casado, ele sofre com uma vida infeliz e as infidelidades da esposa, Mas tudo muda quando seu amor de infância  volta à cidade.

Como em outros de seus filmes, Murphy interpreta aqui vários personagens, usando uma maquiagem competente (indicada ao Oscar). Ele interpreta Norbit, Rasputia, o Senhor Wong e outros coadjuvantes. Infelizmente o ator deixa seu talento para múltiplas figuras cômicas a serviço de piadas que talvez tenham graça para pré-adolescentes da quinta-série.

Rasputia é uma mulher obesa e negra e essa característica é usada pelo Senhor Wong para chamá-la de gorila e outros xingamentos racistas e gordofóbicos, assim como o próprio Wong é um estereótipo chinês dos piores que Hollywood já produziu.

As piadas fora desse contexto podem funcionar para alguns se tentarmos ver como pequenas esquetes separadas do resto como é o caso de algumas passagens com os irmãos liderados por Big Black Jack (Terry Crews), mas em geral as passagens com intuito cômico são constrangedoras.

Uma comédia romântica leve se desenha com a chegada de Kate (Thandie Newton)  à cidade, mas o filme usa a personagem para reforçar o quanto Rasputia é insuportável como mulher e não existe um verdadeiro ponto de conflito entre as duas, já que Kate carrega uma ingenuidade quase irritante.

Existe, em algum lugar, um filme de comédia razoável em ‘Norbit’, talvez se Murphy refilmasse 70 ou 80% do filme e trocasse a exibição gratuita de seu talento para tipos exagerados por uma história melhor com piadas mais inspiradas.

O filme se encontra disponível no Netnow (Claro)

Comments