Neste último domingo (18), um vídeo apresentando crianças negras vestidas de escravos, durante a exibição de um desfile cívico, causou revolta nas redes sociais. O fato aconteceu em Piraí do Sul, município do Paraná, como representação e encenação de passagens históricas do país.
O grupo com cerca de oito crianças foi colocado atrás de um veículo, que simbolizava um navio. Enquanto andavam a pé, com adereços representando correntes, que chegavam até a garganta, as crianças negras apareciam em fileira, de forma ordenada. À frente delas, outras crianças brancas seguiam se apresentando sobre o veículo, estas, por sua vez, simbolizando os portugueses.
Notícias Relacionadas
"Nossa novela tá no mundo", Duda Santos celebra destaque internacional de 'Garota do Momento' em matéria da Variety
Grupo de pesquisa da UFF lança novo site com mapeamento inédito sobre racismo religioso no Brasil
O registro foi compartilhado pela prefeitura da cidade no Instagram, mas foi apagado em seguida. As crianças brancas também apareciam como os ‘descobridores’ do Brasil segurando uma luneta, instrumento muito usado pelos navegadores nos séculos XV.
Nas redes sociais, usuários se revoltaram com o ocorrido. “Alguém me diz se outro nome além de RACISM0 pra colocar crianças pretas para desfilar vestidas de escravos? Os reesposáveis precisam ser punidos”, disse uma internauta. “Não existe nenhum contexto que explique isso”, destacou outro perfil.
Apesar da indignação nas redes, até o momento desta publicação, a prefeitura de Piraí do Sul não se pronunciou sobre o caso.
Notícias Recentes
21 de janeiro - Dia de Combate à Intolerância Religiosa: a resistência e o orgulho do povo negro
Vencedora do Emmy, 'Abbott Elementary' é renovada para 5ª temporada