Neste último domingo (18), um vídeo apresentando crianças negras vestidas de escravos, durante a exibição de um desfile cívico, causou revolta nas redes sociais. O fato aconteceu em Piraí do Sul, município do Paraná, como representação e encenação de passagens históricas do país.

O grupo com cerca de oito crianças foi colocado atrás de um veículo, que simbolizava um navio. Enquanto andavam a pé, com adereços representando correntes, que chegavam até a garganta, as crianças negras apareciam em fileira, de forma ordenada. À frente delas, outras crianças brancas seguiam se apresentando sobre o veículo, estas, por sua vez, simbolizando os portugueses.

Crianças negras vestidas de escravos em desfile cívico na cidade de Piraí do Sul. Foto: Reprodução / Redes Sociais.

O registro foi compartilhado pela prefeitura da cidade no Instagram, mas foi apagado em seguida. As crianças brancas também apareciam como os ‘descobridores’ do Brasil segurando uma luneta, instrumento muito usado pelos navegadores nos séculos XV.

Nas redes sociais, usuários se revoltaram com o ocorrido. “Alguém me diz se outro nome além de RACISM0 pra colocar crianças pretas para desfilar vestidas de escravos? Os reesposáveis precisam ser punidos”, disse uma internauta. “Não existe nenhum contexto que explique isso”, destacou outro perfil.

Crianças brancas vestidas como portugueses em desfile cívico na cidade de Piraí do Sul. Foto: Reprodução / Redes Sociais.

Apesar da indignação nas redes, até o momento desta publicação, a prefeitura de Piraí do Sul não se pronunciou sobre o caso.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments