No BBB 19, Gabriela rebate Tereza e Isabella ao explicar que não existe racismo reverso

0
1241

O BBB deste ano começou bem diferente dos outros. Taxado como um programa de entretenimento e que poucas vezes trouxe diálogos a cerca de questões sociais e raciais, a edição de 2019 quebra alguns paradigmas, trazendo a maior quantidade de participantes pretos.

Constantemente debatendo sobre racismo, preconceito, sexualidade, entre outros temas, durante esta semana, Gabriela Hebling e Rízia de Cerqueira relataram alguns casos de racismo que sofreram ao longo da vida. Durante a conversa, Tereza Souza declarou que não sabia como “mulheres brancas de olho claro passam por racismo“. Em seguida, se desculpou e assumiu que estava chamando a situação vivida por ela de forma errada. “É outro nome que dá, desculpa“, disse após ser questionada por Gabriela.

Após Isabella perguntar se “era racismo”, pacientemente, Gabriela explicou para as colegas o significado de racismo. “Racismo é um sistema de opressão. Para nós, negros, sermos opressores, teríamos que estar no poder e não estamos. Entendeu? […] Se você se sente oprimida, é uma injustiça. Para existir o ‘racismo inverso’, que não existe, seus antepassados teriam que passar 300 anos de escravização de brancos, deveriam ter navios negreiros com brancos“. Isabella tentou argumentar. “Muitas vezes me olham: ‘Ah, patricinha, não sabe o que é a vida, sempre teve tudo…“. Rízia complementou: “Mas isso não é a questão do racismo“. “Entendi, racismo é mais…“, disse Isabella, antes de ser interrompida por Rízia e Gabriela novamente. “Não é mais… É dos negros“, as duas enfatizaram.

O diálogo das sisters mostra a dificuldade que se tem ao discutir racismo com pessoas brancas. Outra situação que foi bastante questionada é a implicância de Isabella com Rodrigo, a ponto de fazer “sindicância” com todos os brothers da casa para constrangê-lo e falar do ronco dele, sendo que outras pessoas da casa também roncam, mas a implicância dela foi justamente com Rodrigo, que evitou dormir cedo e se isolou como forma de evitar qualquer situação. Darnley Ferreira e outras brothers comentaram a situação.

 

Comments

Comentários