O BBB deste ano começou bem diferente dos outros. Taxado como um programa de entretenimento e que poucas vezes trouxe diálogos a cerca de questões sociais e raciais, a edição de 2019 quebra alguns paradigmas, trazendo a maior quantidade de participantes pretos.
Constantemente debatendo sobre racismo, preconceito, sexualidade, entre outros temas, durante esta semana, Gabriela Hebling e Rízia de Cerqueira relataram alguns casos de racismo que sofreram ao longo da vida. Durante a conversa, Tereza Souza declarou que não sabia como “mulheres brancas de olho claro passam por racismo“. Em seguida, se desculpou e assumiu que estava chamando a situação vivida por ela de forma errada. “É outro nome que dá, desculpa“, disse após ser questionada por Gabriela.
Notícias Relacionadas
Lucy Ramos anuncia primeira gravidez e celebra 18 anos de casamento: "esperou a nossa maioridade pra chegar"
Professor e turista argentina são indiciados por racismo após imitar macacos em roda de samba no Rio
Após Isabella perguntar se “era racismo”, pacientemente, Gabriela explicou para as colegas o significado de racismo. “Racismo é um sistema de opressão. Para nós, negros, sermos opressores, teríamos que estar no poder e não estamos. Entendeu? […] Se você se sente oprimida, é uma injustiça. Para existir o ‘racismo inverso’, que não existe, seus antepassados teriam que passar 300 anos de escravização de brancos, deveriam ter navios negreiros com brancos“. Isabella tentou argumentar. “Muitas vezes me olham: ‘Ah, patricinha, não sabe o que é a vida, sempre teve tudo…“. Rízia complementou: “Mas isso não é a questão do racismo“. “Entendi, racismo é mais…“, disse Isabella, antes de ser interrompida por Rízia e Gabriela novamente. “Não é mais… É dos negros“, as duas enfatizaram.
isabella acha que sofre racismo reverso e recebe um aulão #bbb19 pic.twitter.com/2iPnltvfaC
— gramich (@gramich) 17 de janeiro de 2019
O diálogo das sisters mostra a dificuldade que se tem ao discutir racismo com pessoas brancas. Outra situação que foi bastante questionada é a implicância de Isabella com Rodrigo, a ponto de fazer “sindicância” com todos os brothers da casa para constrangê-lo e falar do ronco dele, sendo que outras pessoas da casa também roncam, mas a implicância dela foi justamente com Rodrigo, que evitou dormir cedo e se isolou como forma de evitar qualquer situação. Darnley Ferreira e outras brothers comentaram a situação.
Danrley falando sobre o constrangimento que o Rodrigo passou, Hana expondo a hipocrisia e seletividade da Isabella, Gabriela jogando no ar o racismo velado e o Rodrigo mostrando ser sensato. O único problema desse vídeo é que ele acaba! #BBB19 pic.twitter.com/ORt9R90k2E
— iago 🌀 (@ImperioReality) 18 de janeiro de 2019
Notícias Recentes
Economia Inclusiva: O papel das mulheres negras no fortalecimento do mercado brasileiro
'Vim De Lá: Comidas Pretas': Mariana Bispo apresenta especial sobre gastronomia brasileira com origem africana