Por Silvia Nascimento
Apesar do grande número de sites, blogs para negros na internet, ainda há poucos espaços para este público em frente às câmeras. Numa breve pesquisa no YouTube eu achei muitos canais voltados a beleza negra, sobretudo sobre cabelos crespos, mas poucas coisas relacionadas à comunidade negra fora do aspecto estético.
Notícias Relacionadas
Conheça o CRI.A, influenciador feito a partir da IA para ajudar profissionais em comunidades e periferias
Vídeo de pessoas dançando Taylor Swift na Pedra do Sal viraliza e gera debate sobre embranquecimento de espaços negros
Selecionei alguns que me chamaram a atenção pelo conteúdo e outros pelo aspecto técnico. Se você gosta de comunicação e tem uma câmera decente no seu celular ou tablet que tal se arriscar em verbalizar suas opiniões, ideias e reflexões sobre o que é ser negro no Brasil? Confira nossas dicas:
Apenas Ana
Esse é um dos canais mais populares voltado ao cuidados com os cabelos crespos. Ana, a dona do canal, tem apenas 16 anos, mas dá dicas preciosas de cuidados com os fios que servem para todas as idades. Dicas de produtos, macetes caseiros, aulinha de maquiagem e até um diário aberto estão entre os vídeos da vlogueira que tem milhares de acessos.
A Cor da Cultura
Este espaço foi desenvolvido pelo canal Futura com o objetivo de popularizar a cultura negra nas escolas. Educação, música e ancestralidade são alguns dos temas discutidos por profissionais de diversas areas no canal.
Tá bom pra você
“ Margarina Black: porque negro também come pão com com margarina”. Essa é alguma das sátiras que o ator global Érico Brás junto com sua trupe, faz com a publicidade brasileira raramente mostra negros em comerciais de produtos básicos, como margarina, pasta de dente e farinha.
Racionais TV
Esse não é bem um canal exclusivamente para negros, mas neste espaço os integrantes do maior grupo de rap do Brasil não só mostra suas músicas, mas discutem temas de grande interesse para comunidade negra da periferia.
Windeck
Pense em uma novela onde a maioria do elenco é formada por negros ricos, poderosos e chiquérrimos. Essa novela é a Windeck. Produzida na Angola ela terminou em 2013, mas tem todos os episódios disponíveis em seu canal no YouTube.
http://youtu.be/68YROELa73o
Notícias Recentes
Mirella Archangello, que ficou conhecida como “repórter mirim”, alcança 960 na redação do Enem e planeja cursar Jornalismo
“Cinema negro afetivo e verdadeiro”: diretor e protagonista falam sobre a potência de ‘Kasa Branca’