“NEGROR” fecha temporada com dois espetáculos e um ato contra violência racial

0
“NEGROR” fecha temporada com dois espetáculos e um ato contra violência racial
Foto> PEDRO JACKSON

(Texto – Divulgação)

Últimas apresentações acontecerão na Avenida Paulista e Praça da República, palco de um ato que reunirá artistas e lideranças.

O espetáculo “NEGROR” percorreu bairros periféricos da cidade de São Paulo com o objetivo de aproximar o público de um assunto pouco discutido: a relação da violência sistêmica do Estado brasileiro e o genocídio de jovens negros no Brasil.

Dia 23 de fevereiro, às 13h na Avenida Paulista (frente do Masp) e às 17h na Praça da República, o ator Sidney Santiago Kuanza e artistas do Selo Homens de Cor realizam o cortejo teatral de “NEGROR”, onde o público segue pelas ruas dois boxeadores negros que criam um universo alegórico a partir do tema proposto.

Após a última apresentação da peça, na Praça da República, haverá um ato  contra a violência racial denominado “VIDAS NEGRAS IMPORTAM”, com a participação de artistas e lideranças negras, entre elas:

  • Douglas Belchior, palestrante, conferencista, consultor para a área da justiça criminal, violência do estado e participante de articulações do Movimento Negro contra o genocídio da população negra.
  • Salloma Salomão, músico, pesquisador, africanista e Doutor em História Social pela PUC de São Paulo. Foi também pesquisador visitante do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.
  • A Cia. Os Crespos, coletivo teatral de pesquisa cênica e audiovisual formada por atores negros.

Sobre “NEGROR”

Classificado como Peça-Panfleto-Itinerante, a ação do espetáculo é contínua e dividida por “assaltos”, já que usa a metáfora do boxe para ilustrar a questão da violência. Dois lutadores de boxe, um juiz, uma moça do placar e um fotógrafo formam quadros vivos nas ruas, com procedimentos dramáticos e épicos, pequenos relatos de casos reais envolvendo o assassinato de meninos negros são compartilhados em uma estrutura narrativa transformada em depoimentos em primeira pessoa.

Ficha Técnica

Realização: Selo Homens de Cor Direção: Sidney Santiago Kuanza Performers: Pedrão Guimarães, Vítor Bassi, Larissa Nunes e Sidney Santiago Kuanza Fotografias: Pedro Jackson Contrarregra: Frederico Azevedo Produção: Adriano José e Sidney Santiago Kuanza Web designer: Rodrigo Kenan Redator: José Nabor Jr.

PROGRAMAÇÃO

23 de fevereiro, sexta-feira

13h – Avenida Paulista – Vão livre do Masp

17h – Praça da República (Centro)

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display