Nesta quarta-feira, 30 de outubro, o pintor brasileiro Wallace Pato, em viagem à Holanda, relatou ter recebido uma mensagem de “push” notificando o cancelamento de sua reserva no Hotel Plantage, em Amsterdã. “Desculpe, mas não aceitamos pessoas negras no hotel”, dizia o e-mail com a justificativa do estabelecimento. A denúncia de teor racista, que viralizou nas redes sociais, gerou revolta e questionamentos sobre a segurança e transparência de plataformas de hospedagem.
A equipe do Hotel Plantage, no entanto, negou veementemente a autoria da mensagem ofensiva e afirmou tratar-se de uma prática de phishing, possivelmente recorrente na plataforma Booking.com. Em nota, o hotel expressou indignação com o conteúdo discriminatório das mensagens e reiterou o compromisso com a inclusão e o respeito a todos os hóspedes. “Queremos deixar absolutamente claro que essas mensagens não são de nossa autoria. No Hotel Plantage, defendemos a inclusão e o respeito por todos”, afirma o comunicado.
Notícias Relacionadas
Estagiária, estudante da PUC-SP, é demitida após ofensas a cotistas em jogos universitários
Manchete da Folha de S. Paulo sobre lavar 'tranças africanas' reforça estereótipos sobre penteados de pessoas negras
Segundo o Hotel Plantage, a equipe já está em contato direto com a Booking.com para investigar a origem do envio. Na nota, o hotel orienta hóspedes a não clicarem em links suspeitos e assegura que todas as reservas estão mantidas, sem alterações. Até o momento, Wallace Pato não retornou os contatos da reportagem para comentar a denúncia. A Booking.com ainda não se pronunciou oficialmente sobre a alegação de falha na segurança.
Leia a nota do Hotel Plantage na íntegra:
Caros hóspedes e seguidores,
Fomos informados de que mensagens de phishing estão a circular pela plataforma Booking.com, alegando falsamente serem enviadas pelo Hotel Plantage. Essas mensagens contêm conteúdo profundamente ofensivo e discriminatório. Queremos deixar absolutamente claro que essas mensagens não são de nossa autoria. No Hotel Plantage, defendemos a inclusão e o respeito por todos. Estamos a tratar esta situação com a máxima seriedade e a trabalhar de perto com o Booking.com para investigar e prevenir qualquer incidente futuro.
Tenham a certeza de que a vossa reserva não foi cancelada. Caso recebam alguma comunicação suspeita, pedimos que não cliquem em nenhum link e entrem em contacto conosco imediatamente. Pedimos desculpa por qualquer transtorno ou confusão que isto possa ter causado e agradecemos a vossa compreensão e confiança contínua.
Notícias Recentes
Artistas brasileiros constroem uma linguagem e estética únicas do afrofuturismo
Luminárias japonesas são retiradas do Beco dos Aflitos para resgatar memória negra na Liberdade