“Foi criado durante muito tempo o estereótipo de que o Mussum morreu de cirrose. É mentira!”, diz o ator Ailton Graça, que dá vida ao grande humorista durante a vida adulta, em ‘Mussum, o Filmis’, durante entrevista ao Mundo Negro. O longa estreia no dia 2 de novembro.
“Além do coração enorme, sobre a generosidade dele, ele morreu de coração, a partir da cirurgia que ele fez”, explica. Segundo o ator, o estereótipo ocorre devido ao apagamento da história das pessoas pretas no Brasil. “Nós tivemos o cuidado de limar um pouquinho todos esses estereótipos dentro do filme, porque é o nosso filme, é a nossa homenagem”, conta.
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E completa: “A branquitude invisibiliza as nossas histórias. Então, dentro da estrutura do filme, a gente queria que o nosso povo tivesse uma outra referência mais afetiva e de um outro ponto de vista da construção desse homem preto que venceu na vida através da mãe solo que ele teve”.
Além disso, Ailton revela o cuidado com o roteiro, escrito por Paulo Cursino, para a homenagem no cinema. “[A sociedade] não trata com clareza a construção social do nosso país, os nossos problemas de depressão, os problemas sofridos que a gente herda desta estrutura racista e de um país que tem essa herança maldita de ter escravizado nosso povo. Então, ninguém pensa psicologicamente como é que isso se dá, como é que isso acontece”.
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Já a atriz Cinnara Leal, que interpreta Neila, esposa de Mussum, conta para o Mundo Negro como também mudou o seu olhar sobre o humorista após o filme, trazendo inclusive suas experiências pessoais.
“Eu trabalhava desde cedo. Com 13, 14 anos eu já dava aula para pagar os meus estudos. Mas domingo, a gente estava ali pra ver ‘Os Trapalhões’, então não chegava pra mim com esse olhar [do filme]”, diz a atriz.
Para Cinara, quando as pessoas pretas podem contar a sua própria história, valoriza o artista sem os estereótipos racistas. “Protagonista da sua própria história. É a chance de gerações conhecerem o Antônio Carlos, a história de resistência e de mulheres potentes que tinham na vida dele, e o quanto a arte se tornou um chamado para ele. A partir dessas relações que ele tinha na vida, ele não desistiu e conseguiu seguir esse chamado”, diz.
“Isso é muito difícil até hoje, você conseguir realizar os seus sonhos. Eu, como mulher preta do conjunto habitacional do Rio de Janeiro, tive essa mãe solo que apoiou e me incentivou a estudar para eu poder seguir os meus sonhos, assim como a mãe do Mussum”, conta. “Me chama para minha própria história. Contar a nossa história, ressignifica o nosso passado, para construir um futuro diferente”.
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