O espetáculo “Leci Brandão – Na Palma da Mão” chega a Niterói para uma apresentação única nos dias 13 e 14 de abril. Sob a direção de Luiz Antonio Pilar e com texto de Leonardo Bruno, a produção celebra a vida e obra da artista Leci Brandão, reconhecida por sua contribuição à música brasileira e sua atuação política.
A peça, vencedora do Prêmio Shell de Teatro na categoria “Direção”, oferece uma imersão na trajetória de Leci Brandão, destacando sua influência como compositora, intérprete e ativista. Com um elenco talentoso, incluindo as atrizes Tay O’Hanna e Verônica Bonfim nos papéis principais, o espetáculo aborda a relação entre mãe e filha, explorando a forte ligação entre Leci e sua mãe, D. Lecy.
Notícias Relacionadas
Erykah Badu é atração confirmada no Afropunk Brasil 2024
Centro Cultural São Paulo recebe Festival Territórios do Sambar e homenageia comunidades tradicionais do samba
A narrativa, marcada por licenças poéticas e simbologia do Candomblé, reflete a essência e as convicções da artista, revelando sua coragem e determinação em enfrentar desafios e defender suas convicções. O texto de Leonardo Bruno marca sua estreia no universo teatral: “Para a pesquisa que eu havia feito para o livro Canto de Rainhas (Agir, 2021) já me chamava a atenção como ela era muito avançada para a época. Os cinco primeiros discos, lançados na segunda metade dos anos 70, falam de coisas que estamos discutindo agora – mulheres, negros, LGBT, desigualdade social e por aí vai. E ainda foi corajosa ao romper com a gravadora que queria lhe impor repertório. As letras dizem muito sobre quem ela é, falam da sua história de vida, facilitou muito na hora de escrever”, conta.
Grande parte dos 17 números musicais do espetáculo são composições de Leci Brandão, como A filha da Dona Lecy, Ombro amigo, Gente negra e Preferência. “Leci Brandão – Na Palma da Mão” estreou com sucesso no SESC Copacabana em janeiro de 2023, esgotando todas as sessões. Desde então, o espetáculo tem percorrido diversas cidades, acumulando elogios da crítica e do público. A montagem, contemplada pelo edital SECEC-RJ, recebe apoio do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.
O espetáculo também terá apresentações entre os dias 9 a 12 de maio, no Imperator – Centro Cultural João Nogueira, no Rio de Janeiro.
Notícias Recentes
Ministério da Igualdade Racial e Correios lançam selo comemorativo em homenagem a Luiza Bairros
Festival Feira Preta anuncia datas para 2025 e seguirá com o tema "Ser Feliz é a Nossa Revolução"