Museu de Londres anuncia devolução de 72 objetos saqueados da Nigéria

0
Museu de Londres anuncia devolução de 72 objetos saqueados da Nigéria
Foto: Horniman Museum & Garden

O Museu Horniman tomou a decisão depois de um pedido realizado pela Comissão Nacional de Museus e Monumentos da Nigéria (NCMM), em janeiro

O Museu Horniman anunciou que deve transferir para a Nigéria a propriedade de 72 objetos saqueados do país africano por soldados britânicos durante o século 19. A decisão aconteceu depois de um pedido realizado pela Comissão Nacional de Museus e Monumentos da Nigéria no mês de janeiro.

Entre os itens, estão 12 placas de latão e bronze, além de um galo de bronze e uma chave do palácio que pertenciam ao Reino do Benin, onde hoje é o sudoeste da Nigéria. Milhares de peças que pertenciam à Nigéria foram parar em museus da Europa e dos Estados Unidos depois de uma incursão militar britânica.

Segundo a presidente dos curadores do Museu Horniman, devolver os objetos para a Nigéria é uma atitude “moral e apropriada”: “A evidência é muito clara de que esses objetos foram adquiridos por meio de violência e consulta externa confirmou nossa opinião de que é moral e apropriado devolver a propriedade para a Nigéria”.

A Nigéria e outros países africanos têm trabalhado para recuperar suas riquezas que foram saqueadas ao longo da história por países europeus durante os processos de colonização. Em maio deste ano, a Alemanha devolveu à Namíbia 23 artefatos antigos saqueados do país durante o século 19 e que estavam no Museu Etnológico de Berlim.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display