O Museu Horniman tomou a decisão depois de um pedido realizado pela Comissão Nacional de Museus e Monumentos da Nigéria (NCMM), em janeiro
O Museu Horniman anunciou que deve transferir para a Nigéria a propriedade de 72 objetos saqueados do país africano por soldados britânicos durante o século 19. A decisão aconteceu depois de um pedido realizado pela Comissão Nacional de Museus e Monumentos da Nigéria no mês de janeiro.
Notícias Relacionadas
Fotógrafa pernambucana vence prêmio nacional com série sobre tradição afro-brasileira
De origem africana, nome da primeira filha de Ludmilla e Brunna Gonçalves é Zuri
Entre os itens, estão 12 placas de latão e bronze, além de um galo de bronze e uma chave do palácio que pertenciam ao Reino do Benin, onde hoje é o sudoeste da Nigéria. Milhares de peças que pertenciam à Nigéria foram parar em museus da Europa e dos Estados Unidos depois de uma incursão militar britânica.
Segundo a presidente dos curadores do Museu Horniman, devolver os objetos para a Nigéria é uma atitude “moral e apropriada”: “A evidência é muito clara de que esses objetos foram adquiridos por meio de violência e consulta externa confirmou nossa opinião de que é moral e apropriado devolver a propriedade para a Nigéria”.
A Nigéria e outros países africanos têm trabalhado para recuperar suas riquezas que foram saqueadas ao longo da história por países europeus durante os processos de colonização. Em maio deste ano, a Alemanha devolveu à Namíbia 23 artefatos antigos saqueados do país durante o século 19 e que estavam no Museu Etnológico de Berlim.
Notícias Recentes
Fotógrafa pernambucana vence prêmio nacional com série sobre tradição afro-brasileira
Séries com protagonismo negro que estreiam em 2025