Festa polêmica da editora da Vogue terá encerramento no Terreiro do Gantois

0
Festa polêmica da editora da Vogue terá encerramento no Terreiro do Gantois

Usar mulheres negras “vestidas de baianas” como parte da decoração de aniversário é errado em muitos sentidos.  Conversando com uma amiga baiana, sobre a festa de 50 anos da Donata Meirelles, Diretora da Vogue, em Salvador, evento que repercutiu negativamente na redes sociais, ela me falou como esse tipo de festa temática reforça o estereótipo folclórico da mulher baiana como uma pessoa que nasceu para servir pessoas brancas. Essa negra não faz parte da festa, o papel dela é bem definido para servir e decorar o ambiente.

Nas Redes Sociais, muitos compararam as vestimentas das recepcionistas negras, ao que as mucamas vestiam para agradaram o olhar das suas donas brancas. Para servir a elite colonizadoras, os panos e alegorias eram diferentes e realmente similares ao usados na festa da esposa do Nizan Guanes.

Notícias Relacionadas


E como se isso não bastasse, a festa de três dias se encerra no tombado Terreiro do Gantois, uma dos mais tradicionais da Bahia, com um brunch ao som do cantor Gilberto Gil, de acordo com o site Alô Alô Bahia.

Nossa história, nossas mulheres e ancestralidade são fonte de entretimento para pessoas que não contratam pessoas negras e  não convidam pessoas negras para festa ( eu não vi negros em nenhuma foto como convidados, se foram, são a minoria, porém para servir e adornar a maioria).

Pedido de desculpas da dona da festa

Marina Morena uma das participantes da festa, ao ver seu Instagram repleto de críticas, fechou os comentários e postou uma foto dela com a Mãe Menininha do Gantois, sem dizem que ela mesmo se definiu negra, como se isso desse validação para uma festa que é a perfeita imagem de como o racismo estrutural funciona no Brasil.

 

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display