O “Encontro de Cinema Negro” ganhou o nome de Zózimo Bulbul em 2013, ano da morte do ator, cineasta e também fundador do “Centro Afrocarioca de Cinema Zózimo Bulbul”, que é o responsável pela organização do encontro. Em 2017 o evento comemora seus 10 anos de existência e os 80 anos que Zózimo completaria, caso estivesse vivo; o cineasta será o grande homenageado desta edição.
Esse ano o evento bateu seu recorde de inscrições, serão 88 produções, entre filmes nacionais e internacionais. O encontro recebe cineastas da África do Sul, Nigéria, Guadalupe, Senegal, Burkina Faso, Etiópia, Camarões, Gana e Ruanda possibilitando debates e intercâmbio com realizadores brasileiros.
Notícias Relacionadas
Pantera Negra 3| Três atores recusam papel de T'Challa, segundo youtuber
Animação biográfica de Pharrell Williams estreia no Brasil e revive trajetória do artista em Lego 3D
Desde 2014, a convite de Zózimo Bulbul, o premiado cineasta Joel Zito Araújo realiza a curadoria do evento. Porém, este é o primeiro ano da pesquisadora Janaina Oliveira como curadora convidada. O objetivo é também valorizar a produção de mulheres negras dentro do cenário cinematográfico.
O evento acontece na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 30 de agosto e 9 de setembro. A programação ocupa os espaços do Cinema Odeon, Centro Cultural Justiça Federal (Cinelândia) e Museu de Arte do Rio (Praça Mauá). Para saber os horários de exibição, compra ou distribuição de ingressos e a agenda completa do evento, acesse o site da Academia Afrocarioca de Cinema.
Notícias Recentes
De origem africana, nome da primeira filha de Ludmilla e Brunna Gonçalves é Zuri
Potencializar negócios e manter pautas de D&I ainda é um desafio necessário