Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul completa 10 anos em 2017 com edição no Rio de Janeiro

0
Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul completa 10 anos em 2017 com edição no Rio de Janeiro
Zózimo Bulbul - Ator e cineasta

O “Encontro de Cinema Negro” ganhou o nome de Zózimo Bulbul em 2013, ano da morte do ator, cineasta e também fundador do “Centro Afrocarioca de Cinema Zózimo Bulbul”, que é o responsável pela organização do encontro. Em 2017 o evento comemora seus 10 anos de existência e os 80 anos que Zózimo completaria, caso estivesse vivo; o cineasta será o grande homenageado desta edição.

Esse ano o evento bateu seu recorde de inscrições, serão 88 produções, entre  filmes nacionais e internacionais. O encontro recebe cineastas da África do Sul, Nigéria, Guadalupe, Senegal, Burkina Faso, Etiópia, Camarões, Gana e Ruanda possibilitando debates e intercâmbio com realizadores brasileiros.

Desde 2014, a convite de Zózimo Bulbul, o premiado cineasta Joel Zito Araújo realiza a curadoria do evento. Porém, este é o primeiro ano da pesquisadora Janaina Oliveira como curadora convidada. O objetivo é também valorizar a produção de mulheres negras dentro do cenário cinematográfico.

O evento acontece na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 30 de agosto e 9 de setembro. A programação ocupa os espaços do Cinema Odeon, Centro Cultural Justiça Federal (Cinelândia) e Museu de Arte do Rio (Praça Mauá). Para saber os horários de exibição, compra ou distribuição de ingressos e a agenda completa do evento, acesse o site da Academia Afrocarioca de Cinema.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display