Mulheres negras africanas estão redefinindo o que é ser modelo, declara Vogue Britânica

0
Mulheres negras africanas estão redefinindo o que é ser modelo, declara Vogue Britânica
Foto: Rafael Pavarotti.

Em novo editorial para o mês de fevereiro, a Vogue Britânica destaca como a nova geração de modelos africanas negras está redefinindo os conceitos em torno da moda, abraçando aspectos de globalização e inclusão. Edward Enninful, editor-chefe da Vogue Britânica, comentou: “Uma revolução permanente. Não mais apenas uma ou duas garotas negras se misturando nos bastidores, mas uma série de top models assumiu um lugar significativo, substancial e igual entre as mulheres mais bem-sucedidas que trabalham na moda hoje”.

Com fotografias do brasileiro Rafael Pavarotti, as modelos Adut Akech, Amar Akway, Majesty Amare, Akon Changkou, Diba Maty, Janet Jumbo, Abény Nhial, Nyagua Ruea e Anok Yai aparecem na capa e no recheio da renomada revista.

Sobre o processo de inclusão, Edward revela ao editorial: “Vi todas essas modelos incríveis de toda a África, tão vivazes e inteligentes. Essas garotas estão redefinindo o que é ser uma modelo de moda”. Isso, ele afirma, está bem atrasado. “Sabe, a moda tende a seguir as ondas. Já tivemos a onda brasileira. Tínhamos a onda holandesa, a onda russa, a onda do Leste Europeu… E na última década, as modelos negras ganharam destaque, adoro que finalmente estejamos dando mais espaço à beleza africana.” Ao contrário das tendências anteriores, que privilegiavam uma certa estética – as curvas amazônicas perpetuamente beijadas pelo sol dos brasileiros, os maxilares fortes dos europeus orientais – essa onda africana explora uma variedade de estéticas de todo esse vasto continente”, revelou.

Nova capa da Vogue destaca ainda a carreira bem sucedida e inspiradora de Adut Aketch, aos 22 anos, ela é a modelo africana de maior sucesso da atualidade. De acordo com editorial, Adut inspirou outras modelos africanas, como Janet Jumbo, a nigeriana de 19 anos que desfilou na Louis Vuitton e na Burberry e diz que a onda de sucesso que as modelos africanas estão conquistando agora dá esperança para que outras pessoas como ela encontrem a glória.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display