Mulher, negra e brasileira: Lys Silva vira CEO na Ucrânia e coloca em prática uma nova forma de liderança

0
1088

A jornalista Lys Silva, formada pela PUC São Paulo, com passagem pela Infomoney, Record, SBT, Editora Abril, BandNewsTV entre outros, após passar por diversas situações de preconceito e racismo no Brasil, ultrapassou várias barreiras e agora é CEO na LABA, plataforma ucraniana de cursos online que acaba de entrar no mercado brasileiro.

Lys nasceu em Salvador, mas migrou, com sua família, aos três anos para São Paulo. Durante a universidade conquistou uma bolsa em Coimbra, Portugal, e estudou no país por seis meses. Agora atua ma LABA Brasil, plataforma de ensino que conta com amplo reconhecimento de instituições, como Instituto Americano de Certificação e Associação Europeia de Ensino a Distância.

Atualmente, vive em Kyiv, capital da Ucrânia, e comenta que sua trajetória profissional no território brasileiro não foi nada fácil. “Meu pai sempre me dizia, desde pequena, que eu deveria estar pronta para enfrentar o machismo, o racismo e outros preconceitos sociais. Ele dizia que eu teria sempre que provar três vezes mais que era competente e, mesmo assim, quando eu ocupasse um bom cargo as pessoas iriam questionar”.

Lys passou por muitas dificuldades ligadas ao racismo. O assédio moral e as condições de trabalho, muitas vezes extenuantes no jornalismo, também fizeram parte da sua vida profissional. Chegou a desenvolver síndrome do pânico e após a última crise, decidiu mudar de país, junto com o noivo, e tentar a vida na Ucrânia e lá se tornou CEO.

É muito bom poder perceber o caminho que eu percorri para chegar até aqui. Nunca pensei que atingiria um posto como esse. É gratificante ver que todo o apoio e incentivo que meu pai e minha mãe me deram, desde pequena, possibilitou que eu chegasse até aqui”, conta.

Ocupando um novo posto profissional, e ciente da sua responsabilidade de gerar mudanças, Lys sabe da importância de chegar em cargos como o seu, que geram representatividade.

Depois de tudo o que passei, eu não quero reproduzir o tipo de chefia que tive algumas vezes ao longo de minha carreira. Na LABA Brasil atuo de forma coletiva e empática”, explica. “Aqui também tenho a missão de criar uma equipe e priorizo por ter ao meu lado outras mulheres”, finaliza.

Os cursos da LABA Brasil são desenvolvidos por meio de uma metodologia inovadora e que promove um alto engajamento dos alunos. Todos os cursos são ministrados pelos melhores profissionais no mercado. Para mais informações, acesse https://br.l-a-b-a.com.

Comments

Comentários