Morre Nichelle Nichols, a Uhura de Star Trek, aos 89 anos

0
Morre Nichelle Nichols, a Uhura de Star Trek, aos 89 anos
Foto: Getty Images.

A atriz Nichelle Nichols, que interpretou a oficial de comunicações Uhura na série original “Star Trek”, morreu na noite do último sábado (30), aos 89 anos. A morte de Nichols foi confirmada por Gilbert Bell, seu gerente de talentos e parceiro de negócios há 15 anos.

Nichelle protagonizou um dos primeiros beijos interraciais da história da televisão em “Star Trek”, em 1968. No entanto, no episódio “Os enteados de Platão”, que foi ao ar em 1968, Uhura e o Capitão Kirk não escolheram se beijar, mas foram obrigados a fazê-lo involuntariamente por alienígenas com a capacidade de controlar os movimentos dos humanos. 

Uhura, cujo nome vem de uma palavra suaíli que significa “liberdade”, foi uma oficial capaz que poderia comandar outras estações na ponte quando necessário, ela foi uma das primeiras mulheres afro-americanas a serem apresentadas em um papel não servil na televisão americana.

Nichols cogitou deixar “Star Trek” após a primeira temporada para seguir carreira na Broadway, mas o reverendo Martin Luther King Jr., que era fã da série e entendia a importância de sua personagem em abrir portas para outros afro-americanos em televisão, pessoalmente a persuadiu a permanecer no programa. Nichelle contou o acontecido a Neil deGrasse Tyson em uma entrevista para o Archive of American Television.

Whoopi Goldberg, que mais tarde interpretou Guinan em “Star Trek: The Next Generation”, descreveu Uhura como um modelo, lembrando que ficou surpresa e animada ao ver uma personagem negra na televisão que não era empregada doméstica.

Em 1991, Nichols se tornou a primeira mulher afro-americana a ter suas impressões de mãos imortalizadas no TCL Chinese Theatre. 

Nichols sofreu um derrame em 2015 e foi diagnosticada com demência em 2018, dando início a uma disputa de tutela entre seu empresário Bell e seu filho, além de um amigo. Ela deixa seu filho, Kyle Johnson.

Com informações da Variety.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display