Mitos e verdades sobre secador, pranchas e modeladores de cachos

0
Mitos e verdades sobre secador, pranchas e modeladores de cachos
Foto: Getty Image

Mesmo quem aderiu ao cabelo sem química, tem os secadores e modeladores de fios um grande aliado para dar volume, definição ou apenas secar os fios. Todo mundo sabe que o calor prejudica os fios crespos que tendem a reter menos água, mas sabendo usar dá sim ter esses aparelhos como parceiros na hora de deixar seu black impecável.

Pensando em esclarecer dúvidas sobre cabelo e calor dos secadores , a médica dermatologista consultora de Philips, Dra. Judith Cavalcante listou os principais mitos e verdades ouvidos no consultório a respeito dos fios de cabelo e do uso de secador, prancha alisadora e modelador de cachos. Confira!

• Aparelhos muito quentes prejudicam os fios. VERDADE

Aparelhos antigos, de má qualidade ou sem manutenção podem aquecer a temperaturas que queimam os fios, podendo gerar até tonsura (quebra) imediata. Escolha dispositivos com controle de temperatura, de preferência de maneira personalizada, e esteja atenta à sua manutenção.

• Dormir de cabelo molhado faz mal para os fios! VERDADE

Ao dormir com os cabelos molhados, nós contribuímos para a proliferação de fungos e bactérias através da umidade e do calor. Além disso, os fios molhados ficam mais frágeis e são mais suscetíveis à quebra pelo atrito com fronhas e lençóis durante o sono. Opte pela secagem natural dos fios sempre que possível ou use secador após remover o excesso de água com uma toalha.

• Usar o secador próximo ao cabelo não faz mal! MITO

A proximidade do aparelho com os fios intensifica o dano térmico prejudicando a saúde dos cabelos. A recomendação é usar o secador moderadamente e sempre com um distanciamento de cerca de 20 cm entre o bocal do secador e a superfície do cabelo. E, sempre que puder, opte pelo uso de aparelhos que tenham controle de temperatura para evitar prejudicar a saúde e hidratação do cabelo.

• Cabelo oleoso não precisa fazer hidratação! MITO

A oleosidade provém do couro cabeludo e não propriamente dos fios, por isso é preciso adequar a frequência de limpeza e os produtos utilizados para lavagem e hidratação de acordo com a necessidade de cada cabelo. Isso varia com as características do couro cabeludo, fibra capilar, uso de química e até mesmo dos hábitos diários como atividade física, rotina profissional, entre outros.

• A prancha alisadora ajuda na secagem do cabelo! MITO

Como o nome do produto já diz, a prancha alisadora tem como objetivo alisar os fios e não secá-los. Por isso, só utilize o aparelho após o cabelo estar seco. Além disso, evite passá-la várias vezes na mesma mecha, opte por passar uma única vez para evitar o superaquecimento da haste capilar, devagar, porém sem deixar muito tempo na mesma área,.

• É preciso usar protetor térmico antes do modelador de cachos! VERDADE

É muito importante aplicar protetor térmico no cabelo, em mechas, antes do uso do modelador de cachos, assim como da prancha e do secador. O produto agirá como uma barreira de proteção evitando o comprometimento da saúde dos fios e sua hidratação natural.

• Usar o cabelo preso por muito tempo quebra os fios! VERDADE

Usar os cabelos presos de maneira muito apertada, com elásticos, fivelas e grampos inapropriados e por muito tempo pode arrancar ou quebrar os fios. Essa tração repetida pode inclusive gerar um tipo de queda de cabelo, chamada alopecia de tração. Dê preferência a elásticos envoltos por tecido (“scrunchies”), evite peças metálicas, e prenda os fios de maneira mais frouxa. Tranças também são uma excelente opção.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display