Em parceria com o Ministério da Igualdade Racial, os Correios lançarão nesta terça-feira, 17, um selo em homenagem a Luiza Bairros, ex-ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e uma das principais referências na luta contra o racismo e na defesa dos direitos das mulheres negras no Brasil. Falecida em 2016, Luiza Bairros deixou um legado de ativismo e políticas públicas que impactaram positivamente a vida de milhões de brasileiros.
A ministra da igualdade racial, Anielle Franco, destaca que Luíza Bairros é uma referência histórica negra na consolidação da democracia brasileira, por sua militância como coordenadora do movimento negro unificado, trajetória acadêmica e intelectual e atuação política aguerrida na gestão pública enquanto ministra da Seppir.
Notícias Relacionadas
Zileide Silva recebe primeiro Prêmio Glória Maria de Jornalismo na Câmara dos Deputados
Whoopi Goldberg lança rede global de esportes femininos e promete visibilidade inédita para atletas ao redor do mundo
“Pensar em Luíza Bairros é reconstituir a trajetória de avanços conquistados pelo povo negro no Brasil. Ela foi uma intelectual vanguardista na defesa das cotas raciais e ações afirmativas, nos deixou seu exemplo de ética e compromisso. É uma honra reverenciar a memória de uma de nossas ancestrais e com ela seguir na luta por igualdade de direitos para a população negra”, destaca.
Durante sua gestão como ministra, entre 2011 e 2014, no primeiro governo de Dilma Rousseff, Bairros foi responsável por implementar marcos históricos como o Estatuto da Igualdade Racial e as cotas raciais no serviço público. Ela também criou o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR), que levou aos estados e municípios a construção das políticas de combate ao racismo.
Com uma trajetória acadêmica de destaque, incluindo mestrado na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutorado nos Estados Unidos, Luiza Bairros usou seu conhecimento para fortalecer a luta por igualdade racial, tanto no poder público quanto no movimento negro e feminista. Sua atuação foi fundamental para a institucionalização de políticas que promovem a equidade racial no Brasil.
O selo comemorativo lançado pelos Correios é um tributo à sua dedicação e luta. Mais do que uma homenagem, ele simboliza a continuidade do trabalho de Luiza Bairros, inspirando novas gerações na busca por um Brasil mais justo e igualitário.
Fonte: MIR
Notícias Recentes
Cida Bento é homenageada no projeto Donas da Rua, da Maurício de Souza Produções, no Dia da Consciência Negra
Sueli Carneiro aborda racismo estrutural em curso online gratuito no Sesc