O Festival Feira Preta, o maior festival de cultura e economia criativa negra da América Latina, já confirmou sua próxima edição e divulgou as datas para 2025. O evento acontecerá nos dias 2, 3 e 4 de maio, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, seguindo o tema “Ser Feliz é a Nossa Revolução“. As atrações e a data de abertura das vendas de ingressos ainda não foram reveladas.
“Estamos muito animados em anunciar a realização de mais uma edição do Festival Feira Preta, um espaço onde celebramos a cultura afro-brasileira em toda a sua riqueza e pluralidade. Este festival é mais do que um evento, é um espaço de fortalecimento e valorização da nossa criatividade e inventividade, e mais uma vez, reforçaremos a ‘felicidade preta como revolução’. Queremos destacar a importância da alegria, do bem-estar, da prosperidade financeira e da realização pessoal na vida da população negra”, afirma Adriana Barbosa, fundadora do Festival Feira Preta.
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Este ano, o evento celebrou sua 22ª edição, realizada de 03 a 05 de maio, ocupando 200 mil m² do Parque Ibirapuera. O evento atraiu mais de 60 mil pessoas nos três dias.
Além disso, também levou mais de 5 mil pessoas para o figital (físico + digital) no metaverso e lançou o Mapa Zumbi dos Palmares no Fortnite, em parceria com a Salve Games, fortalecendo o Festival também como território de tecnologia realizada por mãos negras. Com 160 atrações, incluindo shows, painéis, intervenções artísticas e uma feira de produtos e serviços de empreendedores negros, o evento gerou 600 empregos diretos e uma estimativa de mais de 1200 indiretos, movimentando R$ 1.335.000,00 em vendas para mais de 150 empreendedores negros.
O Festival Feira Preta é o único de seu porte idealizado e realizado por uma mulher negra brasileira. Adriana Barbosa, há mais de 20 anos, potencializa a cultura, o entretenimento e o empreendedorismo negros. A programação plural do festival reflete sua visão sistêmica sobre a criatividade e a inventividade negra, com grandes shows, talks, desfiles de moda, espaço de beleza, programação infantil, ativações de marca, mapeamento e, na última edição, integração com o metaverso.
Fundado em 2002, o Festival Feira Preta nasceu para a venda de produtos e serviços de empreendedores negros. Ao longo desses 21 anos, mais de 250 mil pessoas, 7 mil artistas, 3 mil empreendedores do Brasil e de outros países da América Latina já passaram pelo evento. No formato online, em 2020 e 2021, foram mais de 65 milhões de views. Ao todo, com as vendas de produtos e serviços de afroempreendedores, já movimentou mais de R$ 15 milhões diretamente.
Em sua maior edição, realizada neste ano, contou com a presença de marcas como Doritos®, Mercado Livre, Mercado Pago, SEDA® e Budweiser, além do patrocínio de VIVO e Beats, e parceria com a URBIA.
“O Festival Feira Preta é um lugar onde podemos ser quem desejamos, existir sem medo, ser e nos reconhecermos abundantes. E é por este motivo que o reestruturamos, para se tornar algo ainda maior e possível de experiências, trocas e felicidades coletivas”, completa Adriana.
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