Recentemente foi lançado o Guia Eleitoral para Mulheres e Pessoas Negras, elaborado pelo Ministério da Igualdade Racial e das Mulheres em parceria com o Senado Federal com as autoras Aline Santos, Jéssica Almeida e Raquel Machado.
O objetivo da publicação é oferecer um ponto de vista inclusivo e acessível sobre as normas e o processo eleitoral, especialmente às candidaturas de mulheres e pessoas negras.
Notícias Relacionadas
Monroe Nichols se torna o primeiro prefeito negro eleito de Tulsa e celebra na "Wall Street Negra"
92% das mulheres negras e 78% dos homens negros votaram em Kamala Harris
“Esta parceria e o lançamento do Guia são resultado do nosso trabalho para democratizar o acesso à informação sobre o processo eleitoral e a participação política para a população negra através de ações afirmativas”, disse Márcia Lima, secretária de Políticas e Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo, representando a pasta de Igualdade Racial.
O guia contém informações importantes para aumentar o número de candidaturas diversas, auxilia na organização e realização de campanhas em conformidade com a legislação, e aborda temas como: pré-campanha, campanha, calendário eleitoral, violência política de gênero e fraude às cotas de gênero.
Uma sessão especial no plenário do Senado, na última quinta-feira, 8, marcou além do lançamento do guia, a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica, e a celebração do Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra.
Clique aqui para acessar o Guia Eleitoral para Mulheres e Pessoas Negras!
Notícias Recentes
Manchete da Folha de S. Paulo sobre lavar 'tranças africanas' reforça estereótipos sobre penteados de pessoas negras
Grammy 2025 tem forte presença de artistas negros, com destaque para mulheres