Ampliar as vozes das mulheres vocalistas de pagode baiano é o objetivo da minissérie documental “Pagodão: A cena por elas”. Os cinco episódios serão veiculados pela TVE na próxima sexta-feira (12), às 22h30. A primeira produção audiovisual sobre cantoras de pagode baiano conta as vivências e dificuldades das cantoras em diferentes contextos e épocas. A realização é da plataforma Pagode Por Elas (PPE) em parceria com DIVER.SSA e Skol Pagodão. Disponível também através do canal no Youtube.
A importância da representatividade feminina neste gênero musical entra em pauta com as protagonistas: Aila Menezes, Rai Ferreira, Allana Sarah, conhecida como A Dama do Pagode, Daiana Leone, vocalista da banda Swing de Mãe, e Fernanda Maia, vocalista e percussionista da banda Afrocidade.
Notícias Relacionadas
Angela Bassett volta ao papel de diretora da CIA em 'Missão: Impossível 8' e confirma novo suspense da Netflix em 2025
'Sintonia de Natal': nova comédia romântica natalina estreia na Netflix
Para Aila Menezes “ser mulher no pagode é ser resistência, persistência, é lutar contra correnteza. É precisar se apegar aos seus valores, ao que você acredita e seguir. O pagode não é somente um ritmo, é uma manifestação cultural, um estilo de vida”.
Uma nova década do Pagodão
Segundo a co-fundadora da Pagode Por Elas, Joyce Melo, o descrédito e o machismo dificultaram a ascensão das bandas protagonizadas por mulheres. Nesse sentido, “esta minissérie, assim como a própria iniciativa Pagode Por Elas, surge com o objetivo de dar luz a uma nova década do pagodão, dessa vez com mais mulheres”, explica Joyce.
A parceria entre Skol, PPE e DIVER.SSA, segundo Luiza Penido, do time regional de marketing da Skol, irá impulsionar e dar visibilidade ao trabalho dessas mulheres. “Conseguimos gerar mais alcance e visibilidade para as artistas e Skol Pagodão consegue ser cada vez mais conectado com o seu consumidor”, explica Luiza.
Conforme a CEO Ítala Herta, a DIVER.SSA é uma iniciativa focada em fomentar o empreendedorismo feminino de impacto social em todo o Brasil, portanto, além de ser a conexão entre startup e marca, acompanha e impulsiona a PPE por meio de mentorias para o amadurecimento da visão empreendedora e conexões por meio de smart money.
Assista ao trailer de A Cena Por Elas:
Notícias Recentes
Silvio Almeida defende mudanças estruturais contra o racismo e critica individualismo neoliberal
Estudo aponta que 62% dos consumidores negros priorizam marcas com representatividade; Confira nossas dicas