Mestre Martinho da Vila ganha biografia escrita por Helena Theodoro, lançada pela Editora Pallas

0
1826
Foto: Tulio Thome/MS Fotos

Acompanhando o mestre Martinho José Ferreira, o Martinho da Vila, há mais de 30 anos, a escritora Helena Theodoro, que pesquisa a vida e obra do sambista, se encontrou com ele inúmeras vezes, entre conversas e entrevistas, para falar de diversos temas. As ideias e revelações de Martinho formaram um rico acervo oral que fundamenta “Martinho da Vila – Reflexos no Espelho”, biografia lançada pela Editora Pallas na última quarta-feira (12), na Livraria da Travessa, em Ipanema.

Durante o evento de lançamento, Martinho chegou daquele jeito, como diz na sua música, “devagar, devagarinho“. Um dos pontos da biografia escrita por Helena e lançada justo quando Martinho está completando 80 anos, é situar o compositor não apenas como um artista, mas também como intelectual.

Estou me sentindo numa posição desconfortável. Gosto de receber homenagens, mas quando estou presente não sei o que fazer […] Há 30 anos ela disse que queria escrever um livro que falasse sobre mim“, confessou o compositor.

As ideias e revelações desse expoente da cultura brasileira formaram um rico acervo oral. “Sua obra nos permite mergulhar profundamente na realidade brasileira, em seu imaginário social, principalmente ao que tange às nossas bases africanas e à sua capacidade de transformar, criar e valorizar a cultura do povo brasileiro”, explica Helena Theodoro.

“Martinho da Vila – Reflexos no Espelho” narra também situações que mostram a simplicidade do compositor. Por exemplo, quando se inspirou na primeira menstruação de uma de suas filhas para compor o samba “Salgueiro na avenida”, usando o nome da escola que tem o vermelho como cor predominante.

Antes de começarem os autógrafos, Helena e Martinho participaram de um bate-papo com a jornalista Flávia Oliveira, que escreveu a apresentação do livro, e Ricardo Cravo Albim, que assina o prefácio. Amigos e familiares prestigiaram o lançamento.

Comments

Comentários