India Marshall passou por uma cirurgia para remover nódulos da cabeça no início de junho e, quando acordou, foi surpreendida pelo seu cabelo. Os fios haviam sido trançados pelo médico Jewel Greywoode.
India, disse em entrevista ao The Lily o quanto é importante a presença de médicos negros. No depoimento, a jovem contou que consultou vários profissionais sobre a cirurgia e todos sugeriram operações invasivas, que deixariam cicatriz em seu rosto. Greywoode, o único profissional negro consultado por ela, foi também o único que ofereceu a opção de operá-la pelo nariz, evitando uma marca permanente.
Notícias Relacionadas
"Seguimos também batalhando por reparação", diz Anielle sobre desculpas à escravidão do Governo
Cia. Os Crespos celebra 10 anos da revista Legítima Defesa e homenageia 80 anos do Teatro Experimental do Negro em SP
Antes da cirurgia, India apenas prendeu o cabelo em duas tranças. “Eu não sabia o que ele faria com o meu cabelo, porque eu tenho muito. E não queria que o cabelo atrapalhasse”, disse.
Alguns dias após a operação, quando ela foi tirar as ataduras da cabeça, notou que tinham mais tranças no cabelo. No depoimento, India disse que a forma como seu cabelo foi trançado a ajudou porque facilitava a limpeza das incisões e não atrapalhava os curativos.
“Quando acordei, duas enfermeiras negras me ajudaram a vestir minhas roupas, então eu assumi que eram elas as responsáveis pelo penteado. Eu pensei: “Quem mais saberia trançar?”
Poucos dias depois, quando voltou ao consultório do Dr. Jewel Greywoode, India descobriu que ele era o responsável pelo penteado. “Quando ele entrou na sala, estava conversando comigo e começou a tirar meus grampos e mencionou, espero não ter me saído muito mal com suas tranças”, disse Marshall. “E eu fiquei tipo; Espera, o que? Você fez isso?”.
Greywoode disse a India que tem duas filhas e trança o cabelo delas. O fato de ele participar dos cuidados necessários com o cabelo delas comoveu a jovem. “Foi um momento emocionante, especialmente quando ele citou suas filhas”. “Sou uma das quatro meninas da minha família. Então, só de pensar em um pai, especialmente um pai negro, arrumando o cabelo das filhas … algumas pessoas sabem que o cabelo natural é muito difícil de cuidar, então ele está muito envolvido em arrumar o cabelo e dedicar algum tempo para fazer isso antes da cirurgia é um gesto enorme”.
Notícias Recentes
OMS mantém status de emergência global para mpox
"Seguimos também batalhando por reparação", diz Anielle sobre desculpas à escravidão do Governo