Recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a indicação de um medicamento injetável chamado Wegovy, que tem como princípio ativo a semaglutida, conhecido por proporcionar uma perda de peso rápida para pacientes com obesidade. O medicamento, mais conhecido como Ozempic é comumente utilizado no tratamento da diabetes.
“A cada dia surgem novas drogas no mercado de emagrecimento, com maior eficácia, efetividade e custo. A semaglutida é a droga do momento. Com comprovação de uma redução média de 14.9% do peso na dose de 2.4mg por semana (número comparável apenas a cirurgia bariátrica)”, explicou o nutrólogo Gilmar Francisco.
Notícias Relacionadas
Carga mental: 55% das mães assumem sozinhas as decisões do lar mesmo com parceiros
Desenvolvimento de doenças autoimunes estão relacionadas ao auto-silenciamento de mulheres negras
“Com um rótulo de ‘caneta emagrecedora’, muitos jovens vem se apropriando dessa medicação, sem que tenham diabetes, obesidade, e sem se preocupar com possíveis contraindicações ou efeitos colaterais da droga, em busca de uma perda de peso rápida e pouco consistente”, explicou o especialista, que alertou sobre a necessidade do acompanhamento especializado para o uso orientado do medicamento.
O medicamento dedicado ao tratamento de diabetes tem um custo estimado de cerca de R$ 1 mil a caneta. “Essa medicação está chegando no mercado com o nome de Wegovy e tem hoje seu princípio ativo comercializado com o nome de Ozempic, que é on-label para tratamento do diabetes, porém com grande apelo para seu uso off-label na perda de peso”, esclareceu o nutrólogo.
“É válido ressaltar que como toda medicação existem sim contraindicações, efeitos colaterais e exames laboratoriais que precisam ser acompanhados por um médico. E resultados efetivos só se darão associados a mudança do estilo de vida e instituição de hábitos saudáveis”, destacou o profissional.
A administração em caráter off-label não está proibida no Brasil, já que a Anvisa liberou no dia 2 de janeiro deste ano o uso da semaglutida.
Notícias Recentes
Equipe de Ludmilla afirma que não convidou Blogueirinha para realizar programa no Numanice e esclarece a situação
Geógrafa norte-americana, Ruth Gilmore, discute abolicionismo penal e capitalismo racial na Unicamp