Mc Rebecca, Mumuzinho e a dupla Lucas e Orelha lançam música sobre ancestralidade e racismo

0
1120

Lucas & Orelha, Mc Rebecca e Mumuzinho lançaram a música “Mãe África” com questionamentos sobre racismo, violência policial, usando referências do candomblé os cantores exploram o orgulho de ser artista preto. O lançamento faz parte do projeto “Felicidade Black” que fala sobre origem, família e ancestralidade.

Com uma letra poderosa e uma sonoridade contagiante, os artistas cantam sobre o apagamento da história e da memória do povo preto, e elevam o orgulho. “Na escola, nossa história não foi contada”, reforça Mc Rebecca em um de seus versos da música composta por Jefferson Jr., Umberto Tavares e Romeu R3; Confira:

A produção da canção nasceu em meio aos episódios do Felicidade Black com a participação do cantor Buchecha, Mc Rebecca e Lucas e Orelha debateram e apresentaram perspectivas a respeito de famílias pretas e desenvolvimento do jovem em uma comunidade. Nos relatos o discurso convergia: ambos vivenciaram a ausência da figura paterna.

O projeto surgiu da necessidade de cantar ao povo preto uma mensagem de esperança e de amor em um ano com tantos fatos tristes envolvendo racismo. ‘I can’t breathe’ (últimas palavras de George Floyd, afro-americano assassinado brutalmente por um policial branco) é a frase do ano. E aquele sonho, lá de 1963, de Martin Luther King, ainda não se realizou. Nós, pretos, ainda sonhamos com igualdade, com oportunidade, com respeito”, diz Umberto Tavares, produtor e idealizador do projeto “Felicidade Black”, ao lado de Jefferson Junior.

Comments