Hoje, dia 20 de abril de 2021, o Conselho Universitário da Universidade Federal do ABC (UFABC) concedeu os títulos de ‘Doutoras Honoris Causa’ às professoras Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva e Matilde Ribeiro.
A indicação foi feita pelo Núcleo de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (NEAB) e relatada no ConsUni pelo professor Acácio Sidnei Almeida Santos. Foi onsiderado que o titulo não apenas reconhece a importante trajetória das duas mulheres que são grandes intelectuais para o nosso país, como também, sinaliza a necessidade de construção de uma universidade pública comprometida com as demandas da sociedade brasileira.
Notícias Relacionadas
Zileide Silva recebe primeiro Prêmio Glória Maria de Jornalismo na Câmara dos Deputados
Whoopi Goldberg lança rede global de esportes femininos e promete visibilidade inédita para atletas ao redor do mundo
“As professoras Petronilha e Matilde são duas grandes batalhadoras pela igualdade étnico-racial no Brasil e abriram portas para a construção de politicas antirracistas em todos os espaços pelos quais passaram.” Publicou a Universidade em sua cconta oficial nas redes sociais.
A honraria Honoris Causa, que significa “por causa de honra”, é concedida independentemente da instrução educacional a quem se destacou por suas virtudes, méritos ou atitudes. Concedidos por universidades a pessoas eminentes que destacaram-se em determinada área (artes, ciências, filosofia, letras, promoção da paz, de causas humanitárias etc.)
Em face disso, as duas são as mais novas Doutoras Honoris Causa.
professoras Petronilha Beatriz Gonçalves , além de seu longo currículo e estudos, é licenciada em Letras e Francês (1964), possui mestrado em Educação (1979) e é doutora em Ciências Humanas – Educação (1987) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Já Matilde Ribeiro, assistente social e ativista política brasileira, atuando no movimento negro, das mulheres negras e feminista. Foi ministra-chefe da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial no Governo Lula
Notícias Recentes
"Você gosta de cabelo duro? Você gosta de neguinha?": Gaviões da Fiel desliga Ana Paula Minerato após fala racista contra cantora
Estado de Alagoas confirma falecimento de criança de 4 anos, vítima de acidente na Serra da Barriga