Marinildes Queiroz, do Carrefour, diz que a companhia quer mais funcionários negros na liderança e “principalmente nas posições corporativas”

0
Marinildes Queiroz, do Carrefour, diz que a companhia quer mais funcionários negros na liderança e “principalmente nas posições corporativas”
Marinildes Queiroz, coordenadora de Desenvolvimento Organizacional do Grupo Carrefour Brasil. Foto: Divulgação.

O grupo Carrefour Brasil está com inscrições abertas para o Programa de Talentos do Futuro 2021 – Liderança Negra, que vai contratar 20 pessoas negras para atuar em posições de liderança na empresa. Diferentemente de Programas tradicionais de trainee, a edição do Grupo Carrefour Brasil não é exclusiva para recém-formados, mas focada em pessoas que já estão no mercado de trabalho e ainda não alcançaram posições de liderança.

“Os selecionados passarão por uma formação de 18 meses que será dividida em 3 pilares:  Imersão na cultura e no negócio, com um módulo internacional na última etapa do programa; Vivência no movimento antirracista; e Jornada de capacitação de softs e hard skills. Após esse período, a ideia é que esses novos líderes apresentem um projeto com foco em responsabilidade social e inclusão que irá se somar aos demais programas de combate ao racismo estrutural realizados pelo Grupo”, explica a coordenadora de Desenvolvimento Organizacional do Grupo Carrefour Brasil, Marinildes Queiroz.

Segundo Marinildes, as pessoas negras em posição de liderança no Carrefour Brasil passam dos 54%, considerando as contratações feitas até março de 2021. “Nosso objetivo é crescer mais esses indicadores, a fim de ampliar a inclusão étnico-racial nos cargos de liderança da nossa companhia, principalmente nas posições corporativas”, desta ela.

Para alcançar esta maior inclusão, alguns critérios que são considerados obstáculos para a contratação de pessoas negras serão desconsiderados. “Sabemos que área de formação e fluência em um segundo idioma são um grande limitador na maioria das vezes para candidatos dos mais variados perfis, principalmente quando falamos de cargos de liderança, por isso, investimos em um processo seletivo muito mais focado em dar oportunidade aos mais variados perfis”, explica.

O aprendizado de um segundo idioma será custeado pelo próprio Carrefour para os contratados que ainda não tenham este conhecimento, além da vivência internacional, que é parte da formação pela qual os participantes passarão nos 18 meses de preparação.

O Programa Talentos do Futuro 2021 faz parte do compromisso assumido publicamente pelo Carrefour na luta antirracista por meio do projeto “Não vamos esquecer”.

“Buscamos alcançar através dessas ações de curto, médio e longo prazo, a promoção da educação, por meio de bolsas de estudo e qualificação profissional, o empreendedorismo de pessoas negras e o desenvolvimento de projetos socioculturais, a fim de valorizar cada vez mais a diversidade e inclusão de negros e negras e combater o racismo estrutural no Brasil”, finaliza.

Para se candidatar ao Programa de Talentos do Futuro 2021 – Liderança Negra, [clique aqui].

As inscrições estão abertas até 10 de novembro.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display