Mandela Day: Conheça alguns filmes que retratam a história do líder africano

0
Mandela Day: Conheça alguns filmes que retratam a história do líder africano
Líder Nelson Mandela

Neste sábado (18), comemora-se o Dia Internacional Nelson Mandela. A data foi instituída em novembro de 2009 pela Assembleia Geral da Organização da Nações Unidas (ONU) e foi escolhida por ser a data do aniversário de Mandela.

Segundo a ONU, a data serve para homenagear a vida e o legado de um dos maiores líderes do mundo. Nelson Mandela lutou sua vida toda pela igualdade social, política e econômica do povo preto. Sendo preso durante o regime Apartheid, tornou-se o primeiro presidente da África do Sul.

Ganhador do Prêmio Nobel da Paz, Mandela morreu em 5 de dezembro de 2013, aos 95 anos de idade.

Em homenagem ao líder, que dedicou 67 anos da sua vida na luta pela paz na humanidade e pelos direitos humanos, listamos alguns filmes e suas sinopses para você conhecer um pouco mais sobre a vida desse grande líder:

Invictus – Após o fim do apartheid, o recém-eleito presidente Nelson Mandela lidera uma África do Sul que continua racial e economicamente dividida. Ele acredita que pode unificar a nação através da linguagem universal do esporte. Para isso, Mandela junta forças com Francois Pienaar, capitão do time de rúgbi, promovendo a união dos sul-africanos em favor do time do país na Copa Mundial de Rúgbi de 1995.

Mandela: Son of Africa, Father of a Nation – Mandela é o maior líder da África negra e foi o primeiro presidente negro da África do Sul pós-apartheid. Por meio da narrativa do próprio Mandela, conheça a personalidade do homem que dedicou sua vida a combater a segregação em seu país.

Mandela, a luta pela liberdade – Na África do Sul, em 1968, os partidos negros de oposição são proscritos pelos governantes brancos e seus líderes são presos ou exilados. Um deles é Nelson Mandela, o ativista contrário ao apartheid, que é condenado por sabotagem e enviado para a prisão em Robben Island. Seu carcereiro é James Gregory, um branco racista escolhido para espionar o prisioneiro. Com a convivência, Gregory começa a questionar seus preconceitos e a entender a causa de Mandela.

Contagem regressiva para a liberdade – dez dias que mudaram a África do Sul – O documentário de 1994 mostra os dias que antecederam a vitória de Nelson Mandela nas primeiras eleições livres da África do Sul. O diretor, Danny Schechter, foi convidado por Mandela e teve acesso a sua campanha. 

Winnie – O filme mostra a vida de Winnie Mandela desde sua infância até seu casamento com Nelson Mandela e a prisão do líder. O filme foi lançado no ano passado. 25 anos antes, Winnie foi tema de outros documentário, o “Winnie Mandela The Apartheid Years”, que enfoca o período que Nelson Mandela passou preso. 

Discursos de Nelson Mandela – O filme de Denis Mueller mostra a vida de Mandela e dá uma atenção especial para seus discursos anti-apartheid. O filme foi lançado em 1995.

Bônus: “O livro Cartas da prisão de Nelson Mandela” retrata poeticamente e de forma sensível o período que o líder ficou na cadeia e as cartas mandadas por ele. Leia a introdução;

‘Cartas da prisão de Nelson Mandela é uma obra histórica: a primeira – e única – coleção autorizada de correspondências que abarca os vinte e sete anos em que o líder sul-africano esteve encarcerado. Lançada simultaneamente em diversos países, a publicação celebra o centenário de Mandela. Comoventes, fervorosas, arrebatadoras e sempre inspiradoras, as mais de duzentas cartas – muitas das quais nunca vistas pelo público – foram reunidas a partir de coleções públicas e privadas. O livro inclui um prefácio escrito por Zamaswazi Dlamini-Mandela, neta do grande líder. Um retrato íntimo de um ativista político que também era marido devoto, pai afetuoso, aluno dedicado e amigo fiel.’

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display