O Prêmio Sim à igualdade Racial está chegando em sua terceira edição. Ele começou como um jantar beneficente em 2016, onde o Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) foi lançado e se tornou em um prêmio desde 2018.
“A gente se torna o maior Prêmio que mapeia os principais nomes que trazem a pauta da igualdade racial e atuam na prática dessa temática localmente e até nacionalmente”, explica Luana Genot, Diretora do ID_BR.
Notícias Relacionadas
McDonald’s manterá políticas de diversidade e inclusão no Brasil
Cônsul da França na Bahia recorre à Justiça por retratação pública em caso de injúria racial
Ela detalha que além do olhar do próprio instituto, o objetivo é fazer com que a comunidade olhe afirmativamente para as pessoas envolvidas nas pautas sobre igualdade racial: “Nossa filosofia aqui no Instituto é, mais do que dizer não ao racismo é dizer sim à igualdade racial. A gente quer que as pessoas ativamente indiquem ou sejam indicadas para que sejam nomes premiados nas nossas categorias do prêmio”.
O Prêmio Sim à Igualdade Racial tem 11 categorias, sendo uma delas em parceria com o Great Place to Work que tem o mapeamento das melhores empresas para trabalhar. “Essa parceria é para mapear o que as grandes empresas estão fazendo sobre à questão racial”.
Indicação e vencedores, com o prêmio funciona
Para as categorias de propriedade do ID_BR, o prêmio abre uma etapa de indicações, que é importante por fazer o mapeamento.
“Não é o instituto olhando para sociedade, é a sociedade indicando quem ela entende que melhor faz a pauta racial acontecer na prática, que faz a igualdade avançar. Por exemplo, no ano passado a gente recebeu indicação de aldeias quilombolas em Tocantins e uma escola que ensinava Iorubá em Salvador e isso foi muito produtivo” diz Luana.
Esse ano o prêmio ganhou novas proporções com um número recorde de indicados. Foram mais de 5 mil só na primeira semana. É esperado que até a data limite das indicações, 13 de fevereiro, o Instituto tenha recebido mais de 10 mil indicações. Luana explica mais:
“A partir dessas primeiras indicações a gente faz um filtro no Instituto para entender quem são essas pessoas e fazemos um trabalho de pesquisa e curadoria. Em seguida passaremos os selecionados, que são três indicados por categoria, ( a única categoria com 5 indicados é a Representatividade Novos Formatos) para um conselho julgador com especialistas na temática racial ou fazem coisas notórias”.
“As 11 categorias são divididas em três pilares que representam o ID_BR, que são empregabilidade, educação, engajamento/cultura. E cada um desses pilares tem um conselho julgador que é quem de fato decide que será o vencedor”, detalha a Diretora.
O Prêmio Sim à Igualdade Racial acontecerá no Hotel Fairmont, em Copacabana, no Rio de Janeiro, no dia 19 de maio.
Todos os detalhes do Prêmio estão disponíveis no site do ID_BR. Se inscreva ou indique alguém. Clique aqui.
Notícias Recentes
McDonald’s manterá políticas de diversidade e inclusão no Brasil
Meta encerra programas de Diversidade, Equidade e Inclusão