Mãe conta que está sendo processada após denúncia de racismo contra o filho em escola: ‘escola me processou por calúnia’

0
Mãe conta que está sendo processada após denúncia de racismo contra o filho em escola: ‘escola me processou por calúnia’
Foto: Arquivo pessoal

Stephanie Silva denunciou a escola do filho por racismo depois de ver um vídeo em que o menino está com uma máscara de macaco

No final de maio, viralizou nas redes sociais o vídeo que mostra um menino negro de 3 anos usando uma máscara de macaco em uma festinha que acontecia no Centro Educacional Infantil (CEI) Monte Carmelo II, escola municipal localizada em Itaquera, Zona Leste de São Paulo. As imagens, compartilhadas no Instagram da escola, mostravam duas educadoras e outras crianças perto dele cantando “você virou macaco”.

Em entrevista para o portal Universa Uol, Stephanie Silva, mãe do menino, contou que fez uma denúncia formal sobre a escola e que agora a instituição entrou com um processo contra ela por calúnia. “Eu fiz um boletim de ocorrência denunciando racismo, processo que agora corre em segredo de justiça por envolver um menor, mas a escola me processou por calúnia. Colocaram uma máscara de macaco no meu filho, divulgaram o vídeo em redes sociais, e eu agora que respondo por um crime”, contou Silva.

Stephanie conta que na época tentou contato com a escola e como não foi atendida, resolveu denunciar o caso nas redes sociais. Foi então que a escola ligou para ela afirmando que tudo não passava de um ‘mal entendido’.

Para a mãe do menino, é evidente se tratar de um caso de racismo, considerando que o menino foi à festinha da escola, cujo o tema era circo, vestido de palhaço. “Por que pegar justo um menino negro, que estava com outra fantasia, para vestir de macaco e fazer ele virar o centro das atenções?”.

Ao portal, a Secretaria de Educação da cidade de São Paulo contou que “repudia qualquer ato de discriminação e racismo”. Também foi informado que uma apuração do caso já está sendo feita e que a instituição será penalizada e pode ter o contrato com a prefeitura rescindido caso irregularidades sejam comprovadas.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display