Livro infantil “Kakopi, kakopi!” reúne brincadeiras de 20 países africanos e inspira crianças e adultos

0
1429

O escritor moçambicano Rogério Andrade Barbosa é o autor de “Kakopi, kakopi! Brincando e jogando com as crianças de vinte países africanos”, lançado pela editora Melhoramentos e ilustrado por Marília Pirillo. O livro é a continuação de “Ndule Ndule – Assim brincam as crianças africanas” e foi criado a partir do mapa do continente africanos e dessa maneira, as crianças têm conhecimento quais são as brincadeiras mais comuns em cada país.

Gadidé, Surumba-Surumba, Chakyti-Cha, Corrida de Três, Osani, A Serpente e Nngapi são algumas das brincadeiras presentes na obra. Entender e descobrir o que elas são e como se brinca, faz parte da brincadeira do livro.

Rogério é professor e palestrante, premiado em todo o mundo por seu trabalho na literatura infantojuvenil. Ele também é especialista em cultura africana e ex-voluntário das Nações Unidas na Guiné Bissau, possui mais de 100 livros publicados e com diversos prêmios, incluindo o Prêmio Ori, homenagem a profissionais que se destacam pela valorização da matriz negra na formação cultural do Brasil.

Este livro reforça a universalidade do brincar na formação de identidade do sujeito. “Criança é criança em qualquer lugar. Não existe uma que não goste de se divertir por horas a fio por todos os recantos do nosso planeta. E no vasto continente africano não poderia ser diferente […] A África é imensa. E a palavra-chave para entendê-la é diversidade”, diz o autor

O livro reúne diferentes brincadeiras de países como Quênia, AngolaMarrocos e pode inspirar tanto as crianças quanto os adultos, que podem utilizar as ideias de brincar em casa e na escola, ampliando as possibilidades lúdicas da brincadeira.

Comments

Comentários