Literatura negra brasileira é tema de curso com Plínio Luiz da Silva Camilo no Sesc Vila Mariana

0
Literatura negra brasileira é tema de curso com Plínio Luiz da Silva Camilo no Sesc Vila Mariana

O Sesc Vila Mariana abriu o curso “Notas de Escurecimento – Literatura Negra Brasileira“, com o escritor Plínio Luiz da Silva Camilo, de 11 de setembro a 2 de outubro, todas as quartas, às 19h30. A atividade abre discussão sobre a questão racial no meio literário e usa autores como Lima Barreto e Carolina de Jesus como referências. O debate ainda traça os desafios e possibilidades a partir da análise do papel do escritor atualmente.

O curso tem como base a contemporaneidade do debate racial que aborda a figura do escritor negro e o atual panorama do mercado literário, traçando caminhos que poderão ser explorados no futuro. Questões de gênero serão tratadas com base em obras de grandes escritoras e a partir do conceito “escrevivência”, termo cunhado por Conceição Evaristo, que trata da escrita a partir do cotidiano. O embranquecimento de figuras como o escritor Machado de Assis também será debatido, assim como a análise da literatura como campo de disputas narrativas.

Plínio Luiz é escritor, ator e educador social. Atuou com crianças e adolescentes de rua e hoje trabalha na área de comunicação. Cursou linguística na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade de São Paulo (USP). Autor de várias obras, entre elas “Outras Vozes – contos sobre o negro escravizado no Brasil”, que mistura ficção e fatos reais, tornando o negro protagonista de sua história em 33 contos, que vão da vinda ao país nos navios negreiros até os alforriados que trabalhavam nas cidades.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Central de Atendimento da Unidade (a partir de 27 de agosto para credenciados – trabalhador do comércio, bens, serviços e turismo – e dia 3 para os demais interessados).

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display