Literatura negra brasileira é tema de curso com Plínio Luiz da Silva Camilo no Sesc Vila Mariana

0
635

O Sesc Vila Mariana abriu o curso “Notas de Escurecimento – Literatura Negra Brasileira“, com o escritor Plínio Luiz da Silva Camilo, de 11 de setembro a 2 de outubro, todas as quartas, às 19h30. A atividade abre discussão sobre a questão racial no meio literário e usa autores como Lima Barreto e Carolina de Jesus como referências. O debate ainda traça os desafios e possibilidades a partir da análise do papel do escritor atualmente.

O curso tem como base a contemporaneidade do debate racial que aborda a figura do escritor negro e o atual panorama do mercado literário, traçando caminhos que poderão ser explorados no futuro. Questões de gênero serão tratadas com base em obras de grandes escritoras e a partir do conceito “escrevivência”, termo cunhado por Conceição Evaristo, que trata da escrita a partir do cotidiano. O embranquecimento de figuras como o escritor Machado de Assis também será debatido, assim como a análise da literatura como campo de disputas narrativas.

Plínio Luiz é escritor, ator e educador social. Atuou com crianças e adolescentes de rua e hoje trabalha na área de comunicação. Cursou linguística na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade de São Paulo (USP). Autor de várias obras, entre elas “Outras Vozes – contos sobre o negro escravizado no Brasil”, que mistura ficção e fatos reais, tornando o negro protagonista de sua história em 33 contos, que vão da vinda ao país nos navios negreiros até os alforriados que trabalhavam nas cidades.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Central de Atendimento da Unidade (a partir de 27 de agosto para credenciados – trabalhador do comércio, bens, serviços e turismo – e dia 3 para os demais interessados).

Comments

Comentários