O ator e diretor Lázaro Ramos, 44, compartilhou dicas valiosas para os profissionais da área cultural ou relacionados, nesta terça-feira (1), no LinkedIn. Focado em explicar a importância de um networking, (“rede de relação” ou “parceria”, em português), ele também trouxe as próprias experiências.
“Muitos profissionais do meio cultural (do qual faço parte), ou não, tem dificuldades em manter relações, ter contato ou acessar pessoas que podem viabilizar projetos ou inserção em lugares que potencializam o profissional que você é, ou uma ideia que você teve. Algumas pessoas não sabem nem por onde começar, ou estão em regiões que não têm acesso a potenciais parceiros”, inicia a reflexão sobre a dificuldade da inserção no mercado de trabalho.
Notícias Relacionadas
Halle Berry inspira Halle Bailey, Tyla e Coi Leray para as fantasias de Halloween
Fantasias de Halloween: 9 artistas negros que já surpreenderam com homenagens a famosos
“As parcerias sempre foram importantes na minha carreira. Durante a preparação para o filme Medida Provisória, foi com uma rede de apoio de profissionais que consegui aprender melhor como argumentar sobre a história que estávamos escrevendo. Esses profissionais me mostraram alternativas, inspirações e orientações para tornar o projeto real”, diz Lázaro Ramos, sobre o longa que marcou sua estreia como diretor, lançado em 2022.
No início, o artista revelou que a ideia do filme não estava compreensível na cabeça de outras pessoas. “A repetição e o estudo constantes foi o que possibilitou a venda do projeto. Durante o momento compreendi que algumas pessoas eram completamente leigas no assunto, mas que também a minha linguagem não tinha percebido as variáveis para se viabilizar o projeto. Variáveis de conquista de público, econômicas, linguagem pretendida e principalmente venda do projeto para ampliar o público para além do esperado”, conta.
Com quase 30 anos de carreira, Lázaro Ramos deixou as mais preciosas das dicas: “Sempre que puder, vá a eventos, cursos, aulas especiais, circule, converse com as pessoas, preste atenção no que elas têm a dizer, conheça os profissionais que vieram antes de você, mas crie também sua assinatura”. E completa: “Amplie o papo para outros assuntos que muitas pessoas têm em comum, como esportes e entretenimento… E vale lembrar que outros ambientes também são válidos, como academia e redes sociais. As parcerias, podem ser agradáveis também”.
Apesar de haver muitos benefícios em se conectar com outras pessoas, o ator alerta para não ser uma pessoa que busca apenas benefícios para si próprio. “Existe diferença entre tentar extrair algo e tentar fazer uma parceria”, diz. “O segredo é buscar gerar conexões e trocas genuínas, ajudar e se permitir ser ajudado”, completa Lázaro Ramos.
Notícias Recentes
A falha da Mascavo: Um espelho das lacunas no compromisso empresarial com a diversidade
Negros Trumpistas: para cientista político americano, empreendedorismo atrai jovens negros ao voto em Trump