Katiúscia Ribeiro comanda programa sobre Filosofia Africana no GNT

0
Katiúscia Ribeiro comanda programa sobre Filosofia Africana no GNT
Foto: Karla Brights.

A filósofa Katiúscia Ribeiro comanda o novo programa O Futuro é Ancestral, no canal GNT. O semanal vai abordar temas como amor, saudade, vaidade e ancestralidade, sob a ótica da Filosofia Africana, trazendo autores como Ptah Hotep, Dr. Molefi Keti Ashanti e outros, de uma forma didática e em uma linguagem simples e acessível.

“A primeira ideia é apresentar a filosofia africana e trazer pensadores desde o Antigo Egito, mostrando que a história negra não começa no século XV”, explica Katiúscia. Os programas terão dois formatos: o primeiro, com duração de seis minutos e outro, com dois minutos em formato de pílulas durante a programação do canal. Além de passar no GNT, o programa ficará disponível na Globoplay e no Youtube.

Para Katiúscia, a abertura deste novo espaço de diálogo é fruto das conquistas do Movimento Negro. “O Movimento Negro tem lutado historicamente para que nós tenhamos voz. Agora, a gente chega na televisão trazendo uma pauta que sempre esteve presente na comunidade negra e nos debates. O que a gente tá tentando fazer é fazer com que as pessoas cada vez mais entendam que a história da população negra não começa no século XV”, define.

O historiador Jonathan Raymundo assina o roteiro do programa e está animado com a nova missão. “A grande tarefa do professor é pegar um conteúdo complexo e trazer para a realidade do dia a dia. No programa fazemos isso em diálogo com uma das maiores filósofas do país,é um grande desafio”, explica.

Para ele, “traduzir” a filosofia africana para o grande público é um desafio instigante. “O pensamento africano é uma outra forma de perceber o tempo, as relações, é uma outra ética. Então foi o desafio de trazer essa outra ética sem perder o que há de essencial nesse conteúdo filos´ofico e discutindo temas que são quase abstratos, no sentido de que são situais complexas, como a saudade, por exemplo”, detalha.

O novo projeto conta com equipe formada majoritariamente por pessoas negras nas diversas etapas desde a concepção, passando pelo figurino e roteiro. O Futuro é Ancestral vai ao ar toda quinta-feira às 13h15 no GNT e fica disponível também no Youtube do canal GNT e na Globoplay.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display