A filósofa Katiúscia Ribeiro comanda o novo programa O Futuro é Ancestral, no canal GNT. O semanal vai abordar temas como amor, saudade, vaidade e ancestralidade, sob a ótica da Filosofia Africana, trazendo autores como Ptah Hotep, Dr. Molefi Keti Ashanti e outros, de uma forma didática e em uma linguagem simples e acessível.
“A primeira ideia é apresentar a filosofia africana e trazer pensadores desde o Antigo Egito, mostrando que a história negra não começa no século XV”, explica Katiúscia. Os programas terão dois formatos: o primeiro, com duração de seis minutos e outro, com dois minutos em formato de pílulas durante a programação do canal. Além de passar no GNT, o programa ficará disponível na Globoplay e no Youtube.
Notícias Relacionadas
Angela Bassett volta ao papel de diretora da CIA em 'Missão: Impossível 8' e confirma novo suspense da Netflix em 2025
'Sintonia de Natal': nova comédia romântica natalina estreia na Netflix
Para Katiúscia, a abertura deste novo espaço de diálogo é fruto das conquistas do Movimento Negro. “O Movimento Negro tem lutado historicamente para que nós tenhamos voz. Agora, a gente chega na televisão trazendo uma pauta que sempre esteve presente na comunidade negra e nos debates. O que a gente tá tentando fazer é fazer com que as pessoas cada vez mais entendam que a história da população negra não começa no século XV”, define.
O historiador Jonathan Raymundo assina o roteiro do programa e está animado com a nova missão. “A grande tarefa do professor é pegar um conteúdo complexo e trazer para a realidade do dia a dia. No programa fazemos isso em diálogo com uma das maiores filósofas do país,é um grande desafio”, explica.
Para ele, “traduzir” a filosofia africana para o grande público é um desafio instigante. “O pensamento africano é uma outra forma de perceber o tempo, as relações, é uma outra ética. Então foi o desafio de trazer essa outra ética sem perder o que há de essencial nesse conteúdo filos´ofico e discutindo temas que são quase abstratos, no sentido de que são situais complexas, como a saudade, por exemplo”, detalha.
O novo projeto conta com equipe formada majoritariamente por pessoas negras nas diversas etapas desde a concepção, passando pelo figurino e roteiro. O Futuro é Ancestral vai ao ar toda quinta-feira às 13h15 no GNT e fica disponível também no Youtube do canal GNT e na Globoplay.
Notícias Recentes
Lançamento de “Aspino e o boi” leva memórias quilombolas à literatura infantil
Novembro Negro | Seis podcasts e videocasts apresentados por mulheres negras para acompanhar