Da quebrada para o Mundo! Lucas Lima, CEO da Infill, e Diogo Bezerra, fundador da Mais1Code, estão representando as jovens lideranças e as quebradas do Brasil no Global Solutions Summit, em Berlim, Alemanha.
A Global Solutions Summit é um fórum mundial que reúne países do G20 e do G7 que discute os principais desafios políticos dos países da cúpula. O evento reúne especialistas da tecnologia, organizações de pesquisa, representantes de governos e representantes da sociedade civil em busca de soluções para os problemas globais e parcerias. O evento ocorre anualmente desde 2017 e esse ano acontece nos dias 15 e 16 de maio.
Notícias Relacionadas
Exposição gratuita no Museu da História e Cultura Afro-Brasileira do RJ celebra Tereza de Benguela
Grammy Latino 2024: homens negros brasileiros brilham na premiação
Lucas Lima, do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, é fundador da Infill, empresa de impressora 3D de baixo custo – que já foi premiada em 2019 pela Shell Iniciativa Jovem – e consultoria e desenvolvimento. Em 2021, Lucas também teve a honra de ser notado pela BeyGood, fundação da Beyoncé que apoia causas e projetos sociais.
Diogo Bezerra, do Jardim Pantanal, em São Paulo, é sócio fundador da 4Way, projeto que oferece bolsas de estudo de inglês e espanhol para jovens da favela, e também da Mais1Code, escola gratuita de tecnologia para jovens de baixa renda.
Para o Mundo Negro, Diogo e Lucas contaram um pouco sobre como está sendo a experiência. Para os dois jovens empreendedores, o Global Solutions Summit foi bastante “significativo” e possibilitou conectar seus projetos ao mundo.
“Eu pude absorver networking nacional, networking internacional, conhecer chanceler, conhecer os brasileiros que estão na embaixada da Alemanha e saber como eu posso ajudá-los e como eles podem nos ajudar. Então foi algo muito proveitoso. Entender como funciona a política global e a questão também das mudanças climáticas”, conta o CEO da Infill.
“Um dos meus maiores objetivos é começar a correlacionar esses contatos globais que fiz aqui com os meus projetos e também fazer com que o conhecimento que adquiri possa ser divulgado e que mais jovens possam se engajar nas questões globais”, complementa o sócio fundador da Mais1Code.
Além do networking, também tiveram a oportunidade de debater assuntos de interesses globais, como as mudanças climáticas e a importância de olhar para o continente africano. Uma frase que marcou Bezerra em uma das palestras foi: “Para a Europa, a mudança climática é sobre sustentabilidade, e para África, é sobre sobrevivência”.
Eles falaram no evento sobre favelas, contextos sociais e racismo no fórum. Também mencionaram a importância de políticas públicas, tanto no Brasil como fora, e reforçaram no evento que o país é mais que só a Amazônia. “Quando se cita Brasil, só cita somente a Amazônia e a gente sabe que o Brasil são diferentes povos, diferentes culturas, diferentes Brasis em cada metro quadrado”, reforça Lima.
Viajar até Berlim não foi uma tarefa fácil para os dois jovens, eles contaram com o apoio coletivo da comunidade. Para participarem do Global Solutions Summit abriram uma campanha de financiamento coletivo e arrecadar fundos, mas felizmente chegaram à meta e vão trazer conhecimento e oportunidades para as quebradas do Brasil.
Notícias Recentes
Feriado de 15 de novembro: dicas de programação cultural negra
Exposição gratuita no Museu da História e Cultura Afro-Brasileira do RJ celebra Tereza de Benguela