Jornalista Rudmira Fula cria projeto documental “Mira Em África” com produção de Oswaldo Faustino

0
Jornalista Rudmira Fula cria projeto documental “Mira Em África” com produção de Oswaldo Faustino

Jornalista Rudmira Fula cria projeto documental Mira Em ÁfricaUm Outro Olhar Sobre O Continente com a finalidade de trazer um outro panorama do continente africano ignorado pelos veículos de informação global, tendo sua cultura por sinal demonizada. O projeto mostra o que há de bom e belo no continente, sua diversidade, seu desenvolvimento, além disso, possibilita conhecer o seu povo sob o olhar e voz de uma mulher africana. 

Rudmira Fula é jornalista, de nacionalidade angolana, formada em Comunicação Social e Jornalismo pela Universidade Paulista/UNIP. Estagiou na revista Angola Yetu, do Consulado Geral de Angola em São Paulo. É idealizadora do Projeto Mira Em África – Um Outro Olhar Sobre O Continente. Atriz, Modelo e palestrante – palestrou em instituições como Cásper Líbero, 33 Bienal de Artes de São Paulo. Trabalhou também com eventos e produção cultural e apresentação, como o Miss África Brasil I edição, FESCALA – I festival internacional de cinema, arte e literatura africana, sarau Somos Todos Cabo Verde, entre outros. A jornalista vive no Brasil há 8 anos, em São Paulo. É mãe de um menino de 12 anos. 

Notícias Relacionadas


Em 2015, nasceu-lhe a ideia e logo começou a fazer os primeiros registros, em 2016, seu desenvolvimento e busca por formas para realizá-la. De lá para cá, foram muitas buscas, idas e vindas, muitos nãos, portas fechadas e choros, mas, no final de 2019, a Mira conseguiu visibilidade de empresas e entidades internacionais que se interessaram pelo propósito, porém, já era final de ano e o projeto não estava no orçamento dessas empresas, portanto não se podia fazer muita coisa e 2020 o mundo foi tomado pela Covid-19. 

Neste momento, Rudmira Fula está realizando uma campanha de captação online na plataforma Abacashi MIRA EM ÁFRICA e conta com a produção do jornalista e autor Oswaldo Faustino, da Cavalo Marinho Audiovisual, Espaço Isokan e Atu Produtoras Negras. O formato da série Mira Em África, que originalmente é uma viagem pelo continente africano, ganha uma adaptação online, para o momento de restrição da pandemia de covid19, em formato de entrevista com pesquisadores como Carlos Machado, artistas como Edi Rock, acadêmicos como Isaac Paxe e Ivan Lima e empreendedoras como Bia Moremi da Báfrika. 

A campanha conta também com ações de mobilização como encontros online com autoras e autores como Plínio Camillo, Oswaldo Faustino, Carmem Faustino e Maitê Freitas. Também compreendem formativos como recompensas para os colaboradores, sendo: encontros com autores como Plínio Camillo, Isidro Fortunato, Carmen Faustino e workshops com Carlos Machado, Thais Scabio e Joyce Prado, para integrar às ações de cumprimento da Lei 10.639/03 para o ensino da cultura africana e afro-brasileira. 

O cronograma da campanha online tem 3 meses e a pré-produção e produção da série tem 4 meses. O objetivo da rede de apoio para o projeto – intelectuais, economistas, autoras e autores, artistas e produtores – é impulsionar as ações da série Mira Em África e manter Rudmira Fula no Brasil. Para que, num futuro próximo, conectarmos o Brasil a real África, bem como as demais diásporas.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display